(DES)APONTAMENTOS DA COPA

Enquanto a turma vai batendo a sua bolinha muito leve eu vou tendo tempo de olhar outros lances mais curiosos que as bicudas na jabulani. Ela voa à toa e eu viajo junto aos seus devaneios no meio da massa ao acompanhamento de vuvuzelas enlouquecidas e uníssonas.

-Os times do continente africano são uma verdadeira Europa, exceto pela “malemolência” dos jogadores, como se ouve a todo momento dos narradores de jogos. Nenhum dos cinco representantes possui um técnico negro. São todos europeus e brancos. Parece resquício de colonização. O time da Argélia parece a França. Aliás, a Argélia é o mais francês dos países árabes muçulmanos da África. Dá pra entender? É coisa dos antigos impérios. A França diante do seu fracasso até agora, bem que pode torcer pra Argélia dar certo que vai parecer que está tudo em casa. É bom dizer que com qualquer time europeu que uma equipe africana for jogar, será colonizado versus colonizador. Estão lá Itália, França, Alemanha e Holanda, para falar dos principais.

- Os jogos de ex-colônias com ex-metrópoles não revelam nenhuma sombra do passado. É pau a pau. EUA versus Inglaterra foi uma pelada e tanto! A Espanha enfrentará algum time das Américas Central e do Sul com grandes dificuldades. Podem eles não serem bons em libertação, mas na bola , a conversa é outra. Grande consolo... E o Brasil, será que vai pegar Portugal com pinta de filho maduro?

- A Alemanha chamou a minha atenção por parecer o time mais legitimamente representante do capitalismo moderno. Competitivo, eficiente, forte, veloz e sem graça em termos de jogo de cintura. Esse último item no capitalismo é essencial para driblar a concorrência. É um futebol de alta tecnologia esportiva podemos dizer. O time em campo parece comandado pelo GPS do técnico. Muito eficiente, sabe aonde vai e a hora de chegar. Não quer dizer com isso que vá ganhar a copa.

- Curioso o caso das Coréias. Elas são dois países em um só. Ou um país só em dois, como queiram. A geopolítica do mundo do dinheiro versus o mundo das idéias “fora do lugar.” Há o muro... Jogam uma bolinha meia-boca mas é um questão de honra para seus governantes um sair-se melhor do que o outro na competição, tal como é no dia a dia.

P.S: A bola está dando razão ao jogador brasileiro que a chamou de Patricinha ou são os jogadores que estão meio desvirtuados de qualquer direção? Nunca vi tanta bola jogada no meio da torcida! Cada lançamento estranho, cada gol mais esquisito. Se Continuar assim, vou declarar a jabulani como a grande campeã da copa.

josé cláudio Cacá
Enviado por josé cláudio Cacá em 19/06/2010
Código do texto: T2328528
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.