NÃO DESPERDICEM ÁGUA POTÁVEL

Quase todos nós temos o péssimo e desumano hábito de desperdiçar água, de achar que esse líquido precioso nunca faltará em momento algum. Então, além de literalmente jogar pelo ralo boa parte da água potável, ainda por cima poluímos os rios, assassinando-os, apodrecendo-os, destruímos as matas e secamos as fontes que dão origem aos rios. Por inúmeras vezes já testemunhei algumas pessoas "varrendo" suas calçadas usando a água que jorra de uma mangueira, ali na maior sonolência, indiferentes ao verdadeiro crime que estão cometendo na maior displicência, derramando durante infindáveis minutos, horas muitas vezes, o precioso líquido que poderia estar armazenado para o uso correto e racional de todos.

Tem também muita gente, ainda em plena era do conhecimento na qual todos sabemos o que se passa em nosso planeta, cujo deplorável ato de se ensaboar com o chuveiro ligado a toda pressão é corriqueiro; enquanto o chuveiro, estupidamente aberto, joga fora dezenas de litros de água, os(as) caras simplesmente vão passando sabonete no corpo e cantando desafinados até voltarem ao banho. E quanto àqueles que abrem as torneiras ao máximo e ficam esfregando o sabonete líquido nas mãos enquanto deixam escorrer à vontade a água abundante que cai e vai para o desperdício? Certa feita, avistando um ato da espécie, indaguei do cidadão(?) se ele tinha filhos. Ele olhou-me surpreso e perguntou por que. Respondi dizendo que somente quem não tem filhos e/ou netos lava as mãos dessa maneira, esquecendo as gerações que nos sucederão e talvez, por desperdiçarmos hoje, precisem brigar, no futuro, pela água necessária às suas vidas. Ele simplesmente ficou cabisbaixo e, sem dizer mais nada, desligou a torneira. Precisamos fazer isso sempre, todos nós somos responsáveis por guardar e conservar água para as gerações do porvir. Os rios, açudes e mananciais não nos pertencem, nós os utilizamos como usufruto porque são de propriedade exclusiva e permanente de todos os seres humanos que haverão de nascer ao longo da vida. A água potável que você joga na calçada pode ser caso de vida ou morte para o seu filho ou neto amanhã.

Sou por multar quem desperdiça água potável, em especial aqueles que "varrem"(que estupidez!) as calçadas com o forte jato d’água das mangueiras. Calçadas são varridas com vassouras, não com água. É claro, há situações em que apenas um pouco (eu disse um pouco) de água há que se jogar nalguma sujeira específica, mas tão-somente nessas circunstâncias. A propósito, deveria ser inventado um método para reaproveitar cem por cento da água utilizada para os banhos, a qual serviria para lavar carros, dar descargas nos sanitários, lavar os animais e para outras atividades similares. Sabendo racionalizar o uso diário desse precioso líquido, creio, nossas fontes potáveis serão perenes. Sem esquecer, é evidente, a extrema necessidade de manter intactos os mangues, as dunas, as florestas, enfim, todo o conjunto de nossa biodiversidade, sem a qual num médio prazo, provavelmente, a vida do homem na Terra poderá caminhar para a extinção.

Cuidar dos nossos bens naturais, mantendo puros os lençóis d’água e seus mananciais, atentar para o zelo com a ecologia não é modismo passageiro, é uma urgente questão de sobrevivência humana. A água criminosamente desperdiçada hoje poderá faltar, em breve, para nossos netos ou bisnetos.

Lembrem-se disso quando estiverem tomando banho, lavando o carro, dando banho nos cachorros, lavando as mãos, em suma quando ligar a torneira tenha discernimento suficiente para, com bom senso e sensibilidade, gastar apenas e tão somente o mínimo de água potável que você necessita. Pelo amor de Deus em primeiro lugar, e por causa de seus familiares que virão ao mundo em breve, use a água potável com racionalidade. Só os imbecis não se importam com o futuro.

Gilbamar de Oliveira Bezerra
Enviado por Gilbamar de Oliveira Bezerra em 19/06/2010
Código do texto: T2328426
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.