Os bastidores da Copa de 2014- ...
MORUMBI FORA DA COPA
Uma avaliação interessante
Jorge Linhaça
Verdade que o Morumbi está longe do ideal dos encargos da FIFA para o que os dinossauros consideram um estádio de Copa do Mundo, mas é verdade também que nenhum outro estádio do país atende a esses requisitos, portanto há algo de estranho sobre o julgamento público do estádio tricolor e da omissão sobre informações dos demais estádios , existentes ou não, que pretendem sediar a copa do mundo.
É preciso, no entanto, avaliar algumas questões interessantes para poder se formar uma idéia do que realmente está por trás de tudo isso.
Por mais que a Bárbara Gancia queira alegar que o Morumbi é um elefante branco, incrustrado em uma zona residencial, próximo a hospitais e etc, o que, segundo a jornalista comentarista já seria por si só motivo para que ele fosse demolido para dar lugar a um condomínio de luxo e etc, esquece-se a conhecida cronista que o Morumbi teve as suas obras iniciadas nos anos 50 e que aquela região, hoje supervalorizada era praticamente desabitada.
Foi, portanto, o estádio Cícero Pompeu de Toledo que serviu como um dos pólos de atração para a ocupação do bairro de Classe alta que se formou ao seu redor e espalhou-se para além.
Se o "Morumba" atrapalha alguém é quem para lá se mudou e não o contrário.
Mas deixemos a Bárbara de lado e vamos ao que interessa:
1- O São Paulo não se sujeita a ser mandado e manipulado pelo presidente da CBF, Ricardo Teixeira, cuja biografia é para lá de suspeita e , recentemente, votou contra o candidato do Teixeira à presidência do clube dos Treze.
Claro que isso não passaria em brancas nuvens para o genro do eterno João Havelange, ex presidente da FIFA e padrinho do Blatter.
Não por acaso, tão logo saiu o resultado das eleições, começou a temporada de caça ao Morumbi, com a FIFA (?) exigindo reformas de mais de 600 milhões de reais para o Morumba.
2- Nada agradava à instituição, cada projeto apresentado nunca estava bom...resta saber dos projetos e estádios em estados que nem time tem na primeira divisão e nem estádios...queria muito saber o que vão fazer com estádios construídos no pantanal, por exemplo.
De onde vai sair o dinheiro para a construção? Do bolso do contribuinte em obras superfaturadas, com certeza...mais um motivo para a implicância com o Morumbi, afinal, sendo um estádio particular e não recebendo dinheiro público para a reforma desejada, não haveria como desviar com facilidade o dinheiro investido.
Já o Maracanã, o Mineirão e etc...
3- Agora Teixeira discursa dizendo que não vê uma Copa no Brasil sem a participação de São Paulo, que tem certeza de que se construirá um novo estádio...
Isso me faz pensar que o Corinthians não tem estádio, assim como o Botafogo do Rio não tinha antes do PAN.
A pergunta que fica é...será que se construirá um estádio com dinheiro público e depois o mesmo será " arrendado" ao Corinthians como o Engenhão foi ao Botafogo?
Será por acaso que o pres. do "Timão", André Sanches,que votou no candidato de Teixeira, é chefe da delegação do Brasil na Copa da África?
Até 2014 já vão ter esquecido o que escrevi, com certeza, mas que as coisas caminham nessa direção caminham.
4- Na verdade, creio que Juvenal Juvêncio , pres. do tricolor, agiu corretamente em não aceitar tantas imposições para a reforma do Morumbi, acho que também, até o momento, as autoridades estaduais e municipais agiram com sobriedade negando-se a investir na construção de estádio para a Copa, no entanto, não se pode desprezar a insinuação de que o estádio Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, de propriedade do município, seria uma opção.
5- Como o Pacaembu vem sendo objeto de uma campanha da direção corintiana visando criar-se a imagem de que é desde sempre a "casa" do "alvi-negro do Parque São Jorge", não é difícil imaginar que a reforma do estádio, muito mais cara que a do Morumbi, com certeza, ainda mais iniciada em caráter emergencial para atender o calendário da FIFA, acabe por ter a mesma destinação que teve o Engenhão no Rio após os jogos Pan-Americanos, beneficiando um time que, ao completar seu centenário, e contando com umas das duas maiores torcidas do país, vergonhosamente jamais conseguiu construir um estádio digno de sua torcida.
Afora isso, a Bábara Gancia há de concordar que o Pacaembu tem tantos ou mais problemas que o Morumbi no que diz respeito à sua localização, já que está em uma área central da cidade de São Paulo, densamente povoada e cujo trânsito já é caótico por si mesmo,mais que o dos bairros próximos ao Morumbi em dias de jogos.
Nada contra o Corinthians, só que se isso acontecer ficará clara a intenção de Ricardo Teixeira de beneficiar os seus aliados com dinheiro público.
Qual a diferença entre investir dinheiro público em um estádio particular ou investi-lo num estádio público para depois privatizá-lo com a desculpa de "arrendamento" ?
Não em entendam mal, não acho que deva-se utilizar dinheiro público no Morumbi, mas se for o caso de se gastar que se gaste o mínimo e com certeza gastar-se-ia menos lá que no Pacaembú
Enfim...copa sem São Paulo é copa?
São Paulo precisa da Copa do mundo para sobreviver ?
A relação custo benefício de outras cidades, com infra-estrutura, captação de recursos privados para criação de uma rede hoteleira nos moldes da FIFA é viável?
Como ficarão os hotéis depois de passada a Copa de 2014?
E os estádios "elefantes brancos" que serão construídos em estados sem expressividade no futebol? Acabarão como aquele da linha do equador, no Amapá, abandonados e tomados pelo mato?
Com a palavra o presidente da CBF