PUREZA

Entre as inúmeras qualidades que uma pessoa pode ter, uma delas me chama a atenção por parecer ser um pouco diferente das demais, pois a maioria podem ser aprimoradas a cada dia, por exemplo, podemos nos tornar pessoas mais carismáticas, mais dedicadas, mais gentis..., porem não podemos aprimorar nossa pureza, nossa essência, nossa ingenuidade, isso não.

A pureza vem no contra fluxo das demais, ou seja, nascemos com uma pureza única e com o passar do tempo, com as vivências, experiências e conhecimentos que adquirimos acabamos perdendo-a gradativamente e se analisarmos, muitas vezes isso me parece quase que inevitável.

Quando digo perder a pureza, não me refiro no sentido de nos tornarmos pessoas impuras, pelo contrario, a perda da pureza pode ser até mesmo uma auto-proteção, uma defesa a mais para enfrentarmos o mundo, mas perdendo a pureza parece que estamos perdendo também aquela magia, estamos perdendo o encanto que sempre acompanhará a pureza.

A confusão entre a pureza e a ingenuidade foi proposital, sei que uma coisa não está obrigatoriamente ligada a outra, mas acho que elas se encontram sempre que podem, pois um dos pontos fortes da pureza é exatamente seu significado literário: a inocência moral, a pureza de intenções.