EFEITO DAS PALAVRAS

EFEITO DAS PALAVRAS

Certa manhã me encontrava completamente identificado e concentrado nos meus problemas. Estava tomando café na padaria, quando o Senhor João se aproximou me cumprimentou, e disse:

_”O Senhor conhece algun bom mecânico?”- Respondi meio ríspido:

_ O Senhor é taxista há decadas e não conhece nem um mecânico? –

Ele meio sem graça deu um sorriso forçado e sem palavras com um leve sinal, se despediu, e foi embora.

O balconista que me atendia me endereçou um olhar de reprovação.

Saí da padaria levando o leite e o pão, no caminho reconheci a minha grosseria.

Conversei comigo mesmo:

“ Porque não disse que conheço o Seu Alfredo? Mecânico bom e de confiança?

Precisava ser rude com o taxista? Ele mora na mesma rua que moro, com certeza conhece vários bons mecânicos, provavelmente queria apenas bater papo, conversar sobre o dia a dia se descontrair, quem sabe até desabafar sobre algun problema.”

Refleti...

“Com esta frase mal colocada fiz duas coisas negativas:

Primeiro: Maltratei um vizinho, homem digno e trabalhador, conhecidamente pessoa de bom coração, sempre disposto, gentil, e prestativo com todos à sua volta.

Poderia no bate papo estreitar o nosso contato e transforma-lo num amigo.

Segundo: Deixei de ser útil ao mecânico que me atende.

Seu Alfredo, sempre me honrou com respeito e consideração, e rapidez no concerto do meu carro.

Indicá-lo como um bom profissional para o Senhor João, estaria apenas retribuindo a atenção, consideração, e atendimento recebido.

Ah!... Como é difícil, vencer este hábito negativo...

É feia esta forma de proceder... Responder uma pergunta com outra pergunta, como se estivesse julgando a pessoa...

Esta forma de agir demonstra desequilibrio e insatisfação interna.

No fundo o mau humor representa insatisfação com a vida...”

Ouvi, o bem-te-vi, cantar do alto de uma casa, o canto do pássaro me despertou.

Pensei:

"O Sol e a terra não param de girar, as plantas não param de crescer, os pássaros não deixam de cantar e fazer seus ninhos.

Estando emburrado ou feliz tenho que continuar tocando a minha vida, minhas dificuldades não são os mais difíceis da humanidade.

Milhares de seres humanos vivem problemas infinitamemte mais complicados que os meus, e muitas pessoas sofrem dores ocultas terríveis, sem reclamar e com bom humor.

Não descarregam suas frustrações fracassos sofrimentos e tristeza nos semelhantes.

Não tratam as pessoas com azedume e palavras causticas.

A regra Áurea Divina preciso colocar em minha vida."

“Não faça aos outros o que não deseja para si”

Com este pensamento senti grande alegria em meu interior.

Mudei o meu intinerário. Não fui para minha casa, fui à casa do João Taxista.

Pedi com sinceridade que perdoasse a minha ignorancia.

Ele mostrando nobreza da alma, disse que já tinha esquecido.

Tomamos café juntos ao lado da sua esposa.

Me contou cada fato do seu dia a dia de taxista através dos anos, que dá para escrever vários livros...

Rimos bastante dos meus causos.

Desde então nos tornamos amigos...