As pessoas não sabem escrever

Tenho convivido muito com pessoas do meio acadêmico, em especial com alunos do ensino superior de algumas faculdades. É estranho, mas o que se percebe em grande parte desses jovens, é que eles não sabem escrever. E quando digo não saber escrever, não me refiro a erros de português ou gramaticais, já que isso todas as pessoas estão sujeitas a cometer. Eu mesmo cometo vários, as vezes por distração, as vezes por pronúncia errada de algumas palavras, e é possível que nesse e em vários outros textos meus tenha vários deles. Mas esses erros podem ser corrigidos facilmente por outra pessoa que entenda de nossa querida lingua. Quando falo que não sabem escrever, o quadro é pior. É que muitas vezes, eles não sabem nem mesmo organizar as idéias com coerência. Quando você conversa com eles, eles até sabem do que falam, mas não conseguem escrever de forma que o leitor entenda. De um conhecido que pediu que olhasse um trabalho de faculdade, tinham parágrafos em que era impossível saber do que se estava falando. Outros textos de alguns amigos, as informações incompletas, as vezes confundem mais do que explicam. De onde vem essa deficiência?

Gosto sempre de lembrar que esse texto é apenas minha humilde opinião, que tiro de experiências e coisas que vivencio. Não tenho conhecimento de pesquisas e nem tão pouco dados científicos. Mas voltando a minha opinião, tenho uma irmã que trabalha na superintendência de ensino, e um dia lendo uma carta de defesa de uma professora sobre algo, viu escrito sinema. Isso mesmo, cinema com "s". Uma professora que alfabetiza crianças! Então, o começo já não é bom. As crianças aprendem a ler cinema com "S", e depois, não são incentivadas a ler. Muitas escolas, nem possuem uma biblioteca organizada. Quando fazem algum trabalho sobre literatura, vão logo pedindo os coitados para ler Dom Casmurro, ou algum livro de autores com forma de escrita difícil para quem aprende cinema com "S". Aí que eles desistem mesmo de ler!

Deve-se incentivar os pequenos a ler tudo, revista, jornal, revista em quadrinhos. Depois pedimos que leiam Machado de Assis. Mas é preciso ler. Quem não lê, não escreve. Então, vamos ler gente!