MAIS QUALIDADE QUE QUANTIDADE

MAIS QUALIDADE QUE QUANTIDADE

(José Renato Coan)

Nossa humana limitação nos faz sempre olhar para o lado quantitativo da vida. Quando estamos com 20 anos queremos ter 50, quando estamos com 60 queremos ter 20 e vamos nos prendendo sempre em números como se o essencial da vida fosse quantidade. E poucas vezes nos damos conta de que o necessário mesmo é a qualidade de vida que impregnamos a nossa vida. De que vale viver 50, 60, 100 anos se ao final dela constatamos tristes e amargurados que nada valeu a pena, que nada foi construído, nada foi edificado e simplesmente passamos por ela, sem deixar uma marca, uma diferença que faça com que as pessoas se lembrem que um dia estivemos aqui nessa dimensão e que a nossa presença foi de alguma importância, nem que seja para uma única pessoa.

Em alguns casos é necessário que a vida chegue ao limite, ou que beiremos a morte, para nos darmos conta de quão é importante ter vida, mas vida em qualidade. Jesus quando disse que veio para que todos tivessem vida e a tivessem em abundância na verdade estava querendo nos dizer exatamente isso. Que a vida é uma soma de qualidades que vamos acrescentando a ela todos os dias e que é justamente essa soma que a faz melhor ou pior. Seja um somador na sua vida. Não procure formas de subtrair nada. Se não pode somar por algum motivo, seja você o fator da soma na vida de alguém. Se algo que machuca por dentro, te fere, sorria, e some os seus sorrisos a tantos outros que receberá e perceberá em pouco tempo que o que antes te machucava não existe mais. Se perdeu alguém, alguma coisa que considerava importante, lute, para reconquistar esse alguém ou para buscar uma nova conquista, para repor aquilo que foi perdido ou então buscar meio de substituir a perda. De qualquer forma cabe a cada um de nós, decidir-se pela qualidade de vida que queremos ter e a partir daí que tipo de vida que iremos ter. Se a saúde vai bem, cuide de conservá-la, se não, busque os meios de recuperá-la rapidamente. Encontro seus amigos, sorria com eles, jogue conversa fora. Distribua abraços generosos, compartilhe momentos importantes, divirta-se, e ame intensamente. Nada de guardar nada para o dia seguinte. Viva todos os dias com a maior qualidade que puder e esqueça-se quantos dias ainda terá pela frente. Não importa se poucos, muitos, mas que todos eles sejam abundantes. Abundantes em amor, em paz, saúde, e qualidade. Abundantes de tal forma que todos o reconheçam rico só de vê-lo feliz e alegre. Abundantes na fé no criador de todos os homens. E assim dias revestidos de abundância e qualidade vão conferir a sua vida um colorido todo especial, e chegado o momento da partida todos se lembrarão de você, não pelo quanto viveu, mas como viveu e como sua presença fez a diferença em tantas e tantas vidas.