Vida de cliente não é fácil!

Antigamente as perguntas que os empresários tinham de responder era: - O que produzir? Quanto produzir? Como produzir? Para quem produzir? Hoje precisam saber como vender?

Com o tempo nossa economia se modificou, o consumidor se tornou mais exigente na hora da compra, além de melhor preço as lojas devem oferecer qualidade, nos seus produtos.

Esse conceito de qualidade não se restringe apenas ao produto em si, mas, principalmente ao atendimento prestado ao cliente. Fato, muitas vezes esquecido e/ou desconhecido pelo próprio comércio e seus vendedores.

Muitas vezes o cliente entra em uma loja de eletrodomésticos simplesmente para comprar uma torradeira, primeiramente se depara, logo na porta, com uma muralha de vendedores sedentos por uma venda, o cliente nem entrou direito, não falou o que desejava, eles já vão despejando milhares de promoções sobre o coitado - que nem teve tempo de dizer que queria apenas uma torradeira. Se não bastasse falam em termos técnicos, que ninguém entende muitas vezes nem mesmo o vendedor. Claro não podemos afirmar que todas as lojas são assim, imagina, tem aquelas também que você tem de rezar pra ser atendido, esperar as vendedoras porem todos os assuntos do final de semana em dia, para depois te darem alguma atenção.Conselho nunca compre roupas na segunda-feira. Enfim, vida de cliente não é fácil.

No nível da concorrência atual, onde as lojas têm praticamente os mesmos produtos, e condições de pagamento incríveis, como fazer a diferença?

Muito simples, usando uma arma infalível, o atendimento de qualidade. As lojas e vendedores que ainda não aprenderam devem ter em mente, mais importante que vender, é vender bem. Preocupar-se com a satisfação do cliente, isso não significa simplesmente fechar a venda, mas, que tenha a certeza que o produto que ele comprou seja o melhor e mais adequado a suas necessidades.

Vendedores por favor esqueçam aqueles macetezinhos já manjados: - Posso ajudar? O que seria para o senhor? O senhor precisa de alguma coisa? É obvio que o vendedor pode ajudar, esse é seu serviço, é evidente que o cliente precisa de alguma coisa, se não ele teria ficado em casa. O diálogo pode começar tranquilamente com um: - Bom dia! Deixe o cliente falar, ouça o que ele tem a dizer, sinta suas necessidades, e então ofereça o produto certo no momento propício, sem rodeios, seja objetivo, prático, funcional. Nunca julgue um cliente, por estar bem ou mal vestido, por ser feio ou bonito, homem ou mulher, gordo ou magro, trate-o com igualdade, pois o valor de seu dinheiro é o mesmo para todos, por sinal é esse dinheiro que paga o seu salário. Um atendimento de qualidade é o diferencial que as lojas precisam, uma peça indispensável no processo de fidelização de clientes.

Uma boa estrutura, produtos de qualidade, facilidade de pagamento, funcionários bem treinados, tudo isso agrega valor aos produtos e muitas vezes o cliente nem se importa em pagar um pouco a mais que na concorrência desde que se sinta bem, valorizado, respeitado. Mas se ainda assim a venda não se concretizar podemos recorrer ao bom e velho descontinho.

Ótimas vendas e felizes compras a todos.

Lucas Carini
Enviado por Lucas Carini em 15/06/2010
Código do texto: T2321743
Classificação de conteúdo: seguro