Brincando com Alguns Radicais Gregos e Latinos
A formação de palavras por meio da composição com radicais gregos e latinos é o processo mais comum para a criação de Neologismos Literários, Filosóficos,Científicos e técnicos. O conhecimento dos radicais e seus significados podem auxiliar na leitura de textos.Mas aqui não falaremos a respeito destes radicais e sim, produziremos uma crônica brincando com alguns desses radicais, tentando imitar o Poeta Novais que, brinca muito bem com as palavras em seus versos e crônicas.
A intenção do primeiro texto é deixá-lo sem sentido mesmo.
TEXTO ESCRITO SÓ COM OS RADICAIS
Às vezes nos perdemos no CRONO em busca da sabedoria perdida; um CRISO na QUIRO do HETERO gênio, o único capaz de deter o MANO FOBO e que está ávido pela MORTI semeada em LOCO pelo IGNI dos insensatos EQUI a um VERMI VORO a BIO do COSMO.
Existe um ANTROPO cujo BIBLIO é um FORO em busca da CRACIA a fim de chegar na ARQUIA criando a sua NOMIA,algo que não é NEO mas que enche de PIRO o RADIO SONO, espalhando a BELLI CIDA.
O GOGO e LOGO cujo FONO faz MACROS discursos que levam o DEMO a navegar na MANCIA ao TELE, onde não existe a FILIA, o FILO e nem a SOFIA, somente a FOBIA prevalece no FISIO.
TEXTO ESCRITO COM OS SIGNIFICADOS DOS RADICAIS
Às vezes nos perdemos no tempo em busca da sabedoria perdida; um ouro na mão do outro gênio, o único capaz de deter o louco que odeia, e que está ávido pela morte semeada no local, pelo fogo dos insensatos ,igual a um verme que devora a vida do mundo.
Existe um homem, cujo livro é um que o conduz em busca do poder a fim de chegar no governo criando a sua regra, algo que não é novo, mas que enche de fogo,o raio que soa a guerra que mata.
O que conduz e fala, cuja voz,faz longos discursos que, levam o povo a navegar na adivinhação ao longe ,onde não existe a amizade,o amigo e nem a sabedoria,onde somente prevalece o temor na natureza.
RELAÇÃO DOS RADICAIS GREGOS:
/AGOGO-QUE CONDUZ
/ANTROPO-HOMEM
/ ARQUIA- GOVERNO
/BIBLIO-LIVRO
/BIO-VIDA
/COSMO-MUNDO
/CRACIA-PODER
/CRISO-OURO
/CRONO-TEMPO
/DEMO-POVO
/FILIA-AMIZADE
/FILO-AMIGO
/FOBIA-TEMOR, AVERSÃO, ÓDIO
/FISIO-NATUREZA
/FOBO-QUE ODEIA
/FONO-QUE SOA
/FORO-QUE LEVA OU CONDUZ
/ HETERO-OUTRO
/LOGO-QUE FALA
/MACRO-LONGO
/MANCIA-ADIVINHAÇÃO/MANO-LOUCO/NEO-NOVO/
NOMIA-LEI, REGRA
/PIRO-FOGO
/QUIRO-MÃO
/SOFIA-SABEDORIA
/TELE-LONGE/
RELAÇÃO DOS RADICAIS LATINOS:
/BELI-GUERRA
/CIDA-QUE MATA
/EQUI-IGUAL
/IGNI-FOGO
/LOCO-LUGAR
/MORTI-MORTE
/RADIO-RAIO
/SONO-QUE SOA
/VERMI-VERME
/VORO-QUE COME