Está ruim, mas pode ficar pior!

Tivesse o campeonato encerrado naquela semana e dois principais times da cidade estariam rebaixados. Mas isso não era motivo para suspender a sagrada gozação da segunda-feira entre os torcedores rivais.

- Grande Alberico, pensei que não vinha trabalhar hoje depois do vexame de ontem.

- Vocês também perderam!

- Tudo bem, mas perdemos só de dois a zero, vocês caíram de quatro!

Outra rodada e na segunda seguinte os papéis se inverterem:

- Então Carlão, não vai dizer nada?

- Alberico, desta vez os dois times perderam de um a zero!

- Tudo bem, mas nós os enfrentamos fora e vocês jogaram em casa, que papelão...

Na segunda seguinte Alberico e Carlão estavam de acordo com o vexame, mas não dos seus times pois a rodada do campeonato foi suspensa em função do jogo da Seleção Brasileira.

Sete dias depois lá estavam eles novamente:

- Com os resultados de ontem o meu time passou a frente do seu, agora vocês são o “lanterna” do campeonato.

- Alberico, os dois times perderam, estão com o mesmo número de pontos e derrotas no campeonato.

- Você esqueceu que o terceiro critério de desempate é o saldo de gols? O meu time está com menos nove e seu com menos dez.

O campeonato prosseguia e não importava o quanto era ruim a campanha dos dois times, na segunda um ou outro encontrava no rival uma desgraça maior que a sua, fosse por ter sofrido um maior número de gols na derrota, por ter levado o gol mais bonito da rodada, ou pelas jogadas bisonhas dos atletas de cada time.

O martírio chegava ao fim e Alberico que tinha o coração mais benevolente, vendo que o rebaixamento de ambos os times era inevitável, convidou seu amigo Carlão para afogar as tristezas em um copo de chopp no bar da esquina.

- É Carlão, desta vez não tem jeito, ano que vem estamos os dois na segundona. Só tem mais uma rodada e além de ganhar os nossos jogos, precisaríamos que os quatro clubes que estão três pontos a nossa frente perdessem jogando em casa de no mínimo oito a zero. Bem, se a nossa vitória fosse de quatro a zero!

- Só uma coisa me consola Alberico.

- O que, Carlão?

- Que a rodada do seu time é no sábado e a do meu é domingo.

- E onde está o consolo nisso?

- O seu time vai ser rebaixado primeiro e eu vou ter 24h para gritar no portão da sua casa: ão, ão, ão! Segunda divisão!!