Copa do Mundo - Diário de um torcedor (VI) - Até agora, quase nada de futebol. Mas, o Brasil entra na disputa...

Copa do Mundo - Diário de um torcedor (VI) - Até agora, quase nada de futebol. Mas, o Brasil entra na disputa...

Em 14.06.2010, às 20h.42min. - Amanhã é o dia da estreia da seleção brasileira de futebol na Copa do Mundo. Um planeta inteiro na expectativa do jogo da seleção apontada como favorita. Que beleza!

O que se espera de uma seleção de tal qualidade? Muito simples de aferir: um time convincente e motivado em campo, jogo entrosado e jogodas convincentes, criatividade nas jogadas e jogadores simpáticos e espirituosos e, claro, muitos gols - se possível, cinematográficos. Em duas palavras: jogo bonito!...

No fim de semana, saiu mais uma lista dos "maiores jogadores de futebol de todos os tempos", votada por críticos e comentaristas de futebol do mundo todo.

Modéstia às favas, nenhuma novidade em relação àquele que figura em primeiro primeiro lugar. É Pelé, "atleta do século" passado e um dos homens mais conhecidos da Terra, e que é, sem dúvida alguma, é exemplo de homem e esportista. No segundo lugar, fizeram, justiça póstuma, colocando lá Garrincha, o bailarino das pernas tortas, que tinha por espetacular sina, entortar as pernas dos oponentes e deitá-los tontos no chão, às portas do gol. Em terceiro lugar, ficou Maradonna - ironia para saborear por um longo tempo, enquanto espicaçamos os vizinhos ciumentos com as provocações típicas...

Nos jogos já realizados, o espetáculo nos gramados foi pobre. Os deuses do esporte ainda não injetaram nos estádios as fagulhas da disputa, do desejo de vitória e orgulho pátrio (acordem, Hércules, Apolo e Possidônio!). À espetacular torcida presente nos estádios sul-africanos foi servido um futebol medíocre - sem criatividade e objetivo. Em alguns casos, os jogos não passaram de peladas. Ao som contínuo e renitente de vuvuzelas de todas as cores e formatos.

Quando vi o futebol da Coreia do Sul, pensei que estava assistindo a uma reprise de jogos de anos atrás - era aquele negócio bobo de pegar a bola, sair em disparada e, ficar sem saber o que fazer na entrada da grande área. Ah, nem!...

Vitórias magras. Empates comprometedores. Jogo feioso. À exceção da Alemanha, que fez uma partida fantástica, segurando a seleção australiana em seu campo de defesa e, dando um chocolate de 4 x 0, com um time jovem e empolgado.

Uma decepção, a seleção de Camarões, hein? Todo o mundo gostaria que ela fosse mais adiante. Mas, um só leão (Eto'o), não faz uma caçada.

E não teve mais nada de interessante. Há não ser a presença feminina na torcida holandesa. Uh!...

A guerrinha de nervos entre Brasil e Argentina através da imprensa vai de vento em popa - até agora, os argentinos tomam a dianteira e dizem o que pensam. Depois, ouvem dos brasileiros o que não gostariam. Até Pelé entrou na jogada, e deu um chapéu em Maradonna (que estou grafando com dois enes, entenderam?), declarando: "Eu não sei o motivo dele falar tanto de mim. Ele deve me amar!". Touché!

Os jogadores da seleção canarinho pararam de dizer bobagens nas entrevistas, o que indica que estão com o pensamento fixo no jogo contra a Coreia do Norte. Esta, por outro lado, parece ter recebido a braçadeira das bazófias e, se empolgado. Aquele papo de "poder mental", e "vitória, em homenagem ao grande Kim Jong-il", depois de levarem de 3 x 1 da Nigéria. Sei...

Voltando à casa, preciso passar no supermercado para comprar os complementos para a festa: tira-gostos, cerveja, refrigerante e uma caixa de foguetes morteiros (Despertem Josué, Tupã e Xangô!).

Em 15.06.2010 - 10h.08min. Silêncio na cidade. As pessoas caminham rápido e compenetradas. Não parece dia de estréia do Brasil na Copa. Engano: todo mundo cuidando de afazeres e compromissos, para que, em hipotese alguma, o gozo de uma tarde de sonho e festa corra risco.

Ao longo dos canteiros de avenidas e cantos de praça, ainda se encontram camisas com as cores da seleção e bandeiras para as capotas de carro à venda. Mas a enorme bandeira listrada de verde e amarelo que deseja comprar, sumiu do mapa.

Estou vestindo a camiseta da equipe brasileira de ciclismo, com que Janides Fernandes (a moça humilde que saiu de um bairro da periferia de Goiânia e foi buscar a glória de representar o Brasil nos Jogos Olímpicos como membro de equipe de ciclismo e, que estabeleceu o clã dos Fernandes no esporte) presenteou minha esposa, que é professora de natação de suas sobrinhas - que graça, ver aquelas pequeninas pelas ruas, já paramentadas de atletas, desfilando pelas ruas e, já sonhando com uma carreira igual à da tia importante!...

Fiquei sabendo pelo noticiário televisivo que os coreanos do norte ainda não sabem se vão assistir ao jogo de sua seleção com o Brasil, pois tudo depende do humor do mandante (e, desmandante) da nação. Minha nossa...

Como dizem os goianos, "hoje, a jiripoca vai piar!".

Às 14h.40min. Os sites que fazem a cobertura da copa, noticiam que expulsaram as louras holandesas dos estádios, sob a acusação de propaganda de uma marca de cerveja nas roupas. Fui conferir nas fotos e não vi nada. A regra estará valendo para todos os torcedores e todas as marcas constantes de suas roupas? "Muito estranho" é o mínimo que pode dizer a respeito.