Até onde você vai pelo que quer?
Essa é a estória de dois amigos, chamados Sabidinho e Bobinho. Eles eram bem jovens e nutriam um gosto enorme por chocolate. Eles sempre compravam, degustavam, mas sempre queriam mais e mais. Porém, certa vez quando voltavam para casa, viram o anúncio num outdoor dos chocolates Kopenhagen. Eles ficaram completamente admirados com toda a qualidade descrita no anúncio e decidiram que iriam provar daquele chocolate.
Mas eles souberam que, apesar de ser um produto nacional, o chocolate tinha um valor bem maior do que eles costumavam pagar. Decidiram juntar dinheiro para isso e ficaram mais de um mês sem comprar chocolate. Porém quando eles compilaram a quantia necessária, viram que a loja mais próxima de suas residências era bem distante e que deveriam tomar, pelo menos, três conduções.
Eles ficaram num grande dilema, até que Sabidinho teve a idéia de eles tomarem apenas dois ônibus e completarem o restante do percurso a pé. E assim o fizeram.
Era uma tarde de sol escaldante, mas, após uma hora e quarenta minutos de viagem, eles chegaram ao caminho que fariam a pé. Eles estavam animados no início e iam conversando sobre a expectativa de comer o tal chocolate.
Após mais de trinta minutos de caminhada, os pés de Sabidinho começaram a doer e ele descansava a cada cinco passos que dava. Bobinho tentava insistir para que o amigo andasse por mais tempo, mas, Sabidinho não tinha mais fôlego e força física para ir além. Até que ele percebe uma loja de doces, com vários chocolates. Bobinho diz ao amigo que eles tinham ido lá pra comprar um chocolate especial, mas, àquela altura, o que Sabidinho menos queria era o tal chocolate.
Ele atravessou a rua e foi a tal loja e comprou o seu chocolate e pegou o primeiro ônibus para o centro da cidade. Mas, Bobinho decidiu continuar. E rumou no seu percurso por mais vinte e cinco minutos, até que chegou à loja. Ele adentrou e logo foi informado que a mesma estava em promoção e que a cada chocolate comprado, ele ganharia outro. Bobinho, saiu da loja completamente feliz. Afinal de contas, conseguiu degustar a delícia de um maravilhoso chocolate. E, Sabidinho? Ele quando estava passando na roleta do ônibus, deixou seu chocolate cair no chão e teve que voltar pra casa sem comer, ao menos, o chocolate de menos qualidade.
Isso é um retrato do que acontece em nossas vidas!
Às vezes, pessoas que estão próximas de nós são muito entusiastas em realizar algo, mas quando vem as dificuldades, pensam em desistir ou mudam de planos e acomodam-se em não desfrutar das melhores coisas da vida.
Nem tudo que queremos e desejamos tem um pequeno preço a ser pago, geralmente, esse preço é alto e exige disciplina, estratégia, determinação e superação.
Durante a nossa vida, nos depararemos com pessoas que merecerão a nossa atenção para serem incentivadas a buscar algo mais para suas vidas, mas elas não se importarão com isso e viverão conforme suas “convicções”, afinal de contas, se acostumaram com o pouco.
Em nossa narrativa, Sabidinho desiste de comprar o chocolate desejado e ainda perde o de menor qualidade que comprara. É o que mais ocorre na vida de muitas pessoas. As pessoas acham que vivendo suas vidas conforme suas experiências é o bastante e não têm coragem de arriscar coisas maiores e melhores. Pelo contrário, se iludem que estão arriscando, quando na verdade, estão desperdiçando oportunidades.
E às vezes, as pessoas são muito espertas e destemidas, aparentemente, mas não tem obstinação para conquistar nada e só vão somando um fracasso ao outro; enquanto que muitas pessoas de onde menos se espera, buscam uma força incomum na luta por seus objetivos.
Bobinho foi comprar um chocolate e encontrou uma promoção. Muitas vezes isso acontece conosco. Temos um objetivo qualquer e muitas vezes não nos damos conta das inúmeras outras coisas que vamos conquistando nesse período. A jornada da vida é longa, cansativa e cheia de desafios. Mas nunca desista do seu objetivo.
Vá em frente, Bobinho!