VUVUZELAS

Essa Copa do Mundo, que ora se desenrola na África do Sul, apresenta uma característica peculiar:- a “vuvuzela” ! Bicho, a tal corneta é tocada o tempo todo por vinte, trinta, cinqüenta mil torcedores, soprando em uníssono as trombetas e fazendo uma zueira infernal.

Daqui de longe, vendo os jogos pela TV a gente não agüenta o barulho irritante, imagina lá no campo de jogo, vendo a disputa ao vivo, como não será! Simplesmente insuportável, creio eu, ou cremos nós, melhor dizendo.

E depois tem o agravante, agora percebido pelos organizadores do campeonato:- a “vuvuzela” interfere até na arbitragem, pois o juiz apita mas os jogadores não estão conseguindo ouvir e prosseguem no lance, ignorando a falta cometida! E agora? Como é que fica? Ou não fica?! ...

Os jornais de hoje informam que a FIFA está atenta e há possibilidades de até proibir o ingresso dos torcedores africanos com as tais cornetas nos estádios, o que seria um alívio para os tímpanos de todo o mundo. Ainda se fosse uma soprada ou outra, mas o som que elas emitem é contínuo, não dando trégua aos pobres ouvidos do árbitro, dos bandeirinhas, seus auxiliares e dos atletas em campo.

Ainda bem que no ano de 1958, quando o Brasil foi Campeão do Mundo, pela primeira vez, na Suécia, não havia a presença maciça das “gaitas escocesas” nos estádios. Já pensou todo mundo lá metendo a boca no trombone, ou melhor, nos bocais daquelas gaitas e fazendo aquele zumbido igualmente aborrecido? Seria o fim da picada! ...

-o-o-o-o-o-

B.Hte., 14/06/10

RobertoRego
Enviado por RobertoRego em 14/06/2010
Código do texto: T2319761
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.