EU FIZ TUDO DO MEU JEITO E DA MINHA MANEIRA

PARA OS QUE NÃO ASSUMEM OS SEUS ERROS

And did it my way

E agora que o fim está próximo, então eu encaro o curso da jornada final. Meus amigos, eu vou falar claramente e, irei expor todas as coisas das quais tenho a certeza plena. Eu vivi uma vida que foi cheia de muitas emoções, muitas subidas e caídas, muitas feridas e muitas curas também.

Eu percorri todas as estradas e caminhos, longos e curtos, com obstáculos e sem obstáculos e mais, muito mais do que isso, eu fiz tudo o que fiz do meu jeito e da minha maneira de fazer. Mágoas e lamentos? Tive alguns; nada de relevante, sem a devida importância , muito poucos para serem mencionados aqui.

Eu fiz o que tinha que fazer. E eu vi tudo, sem exceção. Eu planejei cada percurso e cada passo cuidadosamente ao longo da minha jornada e mais, muito mais do que isso, eu fiz do meu jeito. Sim, houve vezes, em que eu tinha a certeza de que você sabia de tudo, quando, eu mordia mais do que eu podia mastigar mas, apesar de tudo, quando havia dúvidas, eu engolia o que era para engolir e cuspia tudo aquilo que excedia todos os meus limites.

Eu enfrentei tudo;estive no alto, no baixo, cai, levantei, tive ferimentos e curas e, fiz tudo do meu jeito e da minha maneira sem ter receio de fazer. Eu amei, eu sorri, eu chorei, eu odiei, fiquei triste, fiquei alegre, gritei algumas vezes, emudeci outras tantas vezes, fiquei em desespero em algus momentos, mas também fique tranqüilo em outros tantos. Eu tive o meu brilhar de vitórias e, a minha parte nas derrotas. Mas agora, como as lágrimas que deslizam no meu rosto envelhecido, passo a achar tudo tão divertido, posso até pensar que fiz tudo isso, e talvez eu diga mais, não de uma maneira tímida -Oh, não. Oh não, não eu! Eu fiz tudo o que fiz ,do meu jeito e da minha maneira. Pois, o que é um homem, o que ele tem, se não a ele mesmo! Então ele não tem nada. É apenas um verme; mas os vermes têm uma função neste universo! Então deduz-se que ele não é nada, para poder dizer as coisas que ele sente de verdade , não as palavras de quem se ajoelha e se humilha diante dos fracassos. Os registros mostram que ,eu recebi as graças e as desgraças;e fiz do meu jeito e da minha maneira de fazer,as coisas que tive para fazer. Errei , acertei e assumi todos os meus erros,pois o verdadeiro homem tem que assumi-los e não jogar a culpa nos outros ;e esses outros também têm que assumir as suas culpas para que a humanidade caminhe melhor e mais digna. Sim, era este o meu caminho e tudo o que fiz ,fiz do meu jeito e da minha maneira e não me arrependo disto.

PARAFRASEADO POR:JOÃOZINHO DE DONA ROSA

MÚSICA MY WAY – CANTADA POR FRANK SINATRA

Versão feita do francês para o Inglês pelo Cantor canadense Paul Anka