Mulher
Ser Mulher; 
 
     Não existe mulher de um dia, existe mulher. Aquele dia dedicado a vocês é muito pouco, perto dos 365 dias do ano, em que vocês, mulheres, são imprescindíveis.

     Aquele único dia ao longo de um ano, não passa de 0,2740 por cento do ano, ou seja menos de um terço de 1 por cento. Sinceramente isso é praticamente nada perto da grandeza pessoal, humana, profissional e ética que vocês representam. Vinte e quatro horas por dia, vocês são únicas, especiais e no geral diferenciadas.

     Pessoalmente, tenho exemplos marcantes de dignidade e da capacidade de vocês, onde ser mulher, é diretamente sinônimo de ser especial, de ser fora de série, enfim de ser exemplo de ser humano.
 
     Minha esposa é O exemplo de mulher: Carinhosa e firme, parceira e conivente. Carinhosa como uma gata e firme como uma leoa. Parceira onde a convivência não se suja pela ingratidão, onde a conivência partilha de uma ética, e de uma moral que dignifique não só aos dois que tentam se fazer unos, entretanto também aos nossos filhos. Conivente, onde esta conivência não se desgasta pela injustiça, e desde que engrandeça a Humanidade que povoa nosso ser.

     Rainha e serviçal, marcante e humilde (sem ser fraca ou perdida no medo), enfim, minha esposa é única, especial, trabalhadora, Mãe de corpo e alma, Amiga e conselheira, brilhante como somente uma verdadeira mulher consegue ser.

     Minha filha, linda e dedicada, estudiosa e exigente, meiga e sutil, correta sem ser pedante, é uma mulher em formação, com tudo de bom que uma mulher pode ter.

     Eu poderia ficar aqui falando páginas e páginas, sobre o brilho moral do frágil sexo forte.

     Vamos lá... Se aprendemos o AMOR, este aprendizado teve início diretamente do sentimento materno que nos inundou em nossa infância, e mesmo antes, já nos inundava, no durante o processo de gestação. Acredito sinceramente que o puro sentimento do AMOR exista tão-somente em nossa infância, e muito especialmente no relacionamento Mãe e filho. Não necessariamente apenas com a mãe biológica. A mãe que por escolha, desapego e doação, divide sua vida com um filho que cresce com ela, é tão mãe quanto a biológica. Isso por si só, para mim, já torna digno que a mulher seja louvada e enaltecida todos os instantes de nossas vidas.

     Mas a beleza de uma verdadeira mulher vai muito alem...

     A mulher, por mais que façamos vistas grossas, possui pelo menos dupla jornada de trabalho. Trabalho físico ou intelectual, ao chegar a casa, assume o papel de dona do lar, ou pior, de dona do lar e Mãe. Mãe de um, dois ou mais filhos, isso sem abrir mão do seu papel de esposa e amante.

     A sociedade parece maquiar esta realidade, mas é a mulher que em última análise cuida dos detalhes do dia a dia do nosso lar, e dos importantíssimos detalhes de nossos filhos. Por mais que ajudemos, sobra para vocês, guerreiras verdadeiras, a luta desafiante de dividida entre várias jornadas, ser: Profissional, dona do lar e também muitas vezes mãe. Não uma mãe em “part time”, mas mãe em caráter integral, 24 horas por dia, sem abrir mão de ser uma parceira total.

     Que ser mundano, poderia com tanto brilho, cumprir com amor no coração, tão árdua e necessária função?  Somente vocês, mulheres, que de mundanas nada têm.

     Pessoalmente não acredito no transcendente, nem no sobrenatural, sendo materialista Amo a vida em toda sua essência vital. Mas se deus existisse, ele teria que ser mulher. Que homem poderia ser todo AMOR, ser benevolente, caridoso em excesso, ser participativo e ativo, além de não ser facilmente desviado por interesses próprios. Só vocês mulheres são capazes disso. Somente o frágil sexo forte seria capaz desta proeza, e assim vocês não podem ser reduzidas, jamais, a um único dia.
Mulher, profissional, amante, namorada, esposa, filha, Mãe... ser Humano verdadeiro. Vocês são o sinônimo do que de melhor pôde a raça humana criar. Só vocês detêm a capacidade de, por exemplo e por prática, nos mostrar o que é este tal princípio de HUMANIDADE, que nos diferencia, em última instância, dos demais animais.

     Não deve ser por acaso que a palavra Humanidade seja feminina, é A HUMANIDADE, e não O Humanidade. O homem pode chegar muito perto deste verdadeiro sentido de Humanidade, mas somente a mulher pode vivenciá-la em todo o seu potencial. A Humanidade (sentido e sentimento, não o agrupamento físico de seres humanos) é o que de mais marcante dignifica o ser humano.

     Humanidade é princípio de viver, é AMOR universal, é fraternidade, é caridade, é bondade em seu potencial, tanto racional quanto espiritual (não o significado transcendente do termo, mas o significado de elaboração mental, e de vontade própria).  Percebo agora que os termos Fraternidade, Bondade, Caridade, Amizade, Igualdade, Sinceridade, Verdade, PAZ, LUZ, VIDA, Sabedoria, filosofia, Solidariedade e Humanidade são todos termos que concordam como femininos. O que é mais feminino que a própria mulher?

     Vocês deveriam saber a força que possuem. Nós, os todos poderosos homens, apenas nos seguramos no poder graças à nossa força física. Somos estúpidos em nossa maioria, e não percebemos como bela é a vida, quando pincelada com a tinta de vida, que só vocês mulheres podem propiciar.

     Vocês possuem, naturalmente, a capacidade mental de processar diferentes informações ao mesmo tempo, como se em paralelo o fizessem, mantendo o controle total sobre elas.

     Vocês são o símbolo maior de criatividade, vocês são sutis, estudiosas, perceptivas e sensíveis. São vocês mulheres que deveriam dominar o mundo. Falta-lhes apenas coragem e decisão. Vocês se curvam perante a força bruta masculina, vocês se curvam perante a sociedade machista e estúpida, vocês se curvam diante de alguns preceitos tolos religiosos, que ainda hoje em dia diminui a força de vocês.

     É incrível como hoje em dia ainda se segregam vocês, somente porque em alguns livros, tidos como santos e sábios, eles passam a idéia de que vocês sejam inferiores. Inferiores em nada, vocês são a luz do mundo. Basta comparar.

     Que sexo é mais corrupto ou corruptível? Que sexo é mais criativo? Que sexo faz mais caridade, não aquela caridade de botar a mão no bolso e pagar pela caridade, ou mesmo aquela caridade de dar o que sobra? Que sexo é mais fraterno? Que sexo agüenta as dores do parto e mesmo assim tem outros filhos? (neste exemplo, se o homem sentisse as dores do parto, estaria resolvida a crise de super população, posto que ele apenas teria um único filho, ele jamais teria o segundo). Que sexo sabe, apesar de tudo, ser belo? Que sexo, enfim, além de tudo isto, se preocupa com a beleza e com a sensualidade?

     Vocês mulheres são um ponto de interrogação. Porque vocês são tão melhores mentalmente, socialmente e "comportamentalmente" que nós, os ridículos e bravos machistas?

     Por falar em bravura, vocês de novo são DEZ. Qual a mulher que não abriria de bom grado, mão de sua vida pala de seus filhos? É certo que os Pais em geral também o façam, mas a mãe o faria sem pensar, ser titubear, sem duvidar em momento nenhum que a vida de seus filhos tem mais valor que as suas próprias. Por quê? Porque vocês já fazem isto no dia a dia, quando se colocam abaixo da vida de seus filhos, sofrendo o pão que o diabo amassou muitas vezes, para prover o que for de melhor para eles.

     Parabéns MULHERES, vocês são uma fonte de orgulho para mim. Minha Esposa... Minha filha... Vocês são, em especial, não só fontes do meu viver (é lógico que meu filho também o é), mas vocês são exemplos de como devem ser, agir, se comportar e como devem viver, em sua plenitude total de VIDA, as verdadeiras mulheres.

     Mulher, é impossível não perceber o brilho de vocês. É impossível não reconhecer o valor das mulheres na história e na vida de nós pobres e infelizes, em nossa ignorância, homens. Uma frase feita, mas que simboliza um pouco do que desejo passar, “atrás de um grande homem, sempre existe uma grande mulher”... É impossível ser um homem de verdade, sem conhecer o prazer, a ternura e a sabedoria de uma Mulher.
 
           “Toda mulher tem no seu íntimo a magia própria de fazer acontecer,
           De dar um jeito, de dar o peito,
           Dar um colo, de fazer bem feito.     -   Carolina Salcides
 
     Ser mulher é ter luz própria, é ser a própria luz que nos guia e nos distingue na multidão. Se no passado vocês foram carregadas e puxadas pelos cabelos, hoje devemos carregá-las no colo, com o cuidado de quem carrega uma rara flor e um conhecimento, se ainda abstrato, mas cheio de sabedoria e AMOR.

     Tentar defini-las é impossível, posto que toda definição de mulher retornaria ao termo mulher, uma vez que vocês são a fonte e o destino de todos nós homens.

     Assim mulheres, vocês, mesmo que não queiram, movimentam a vida por serem geradoras de vida, fonte de vida, Amor na vida e Amor pela vida, luz da vida, caminhos da vida, sabedoria de vida e finalmente vocês são a própria vida refletida na humanidade.

     Vocês são tão importantes, que virá o dia em que conseguiremos clonar um ser humano (não estou afirmando ser ético ou que o devemos fazer, apenas comento que este dia vai chegar), mas mesmo neste mundo estranho em que o cerne de uma família poderá ser alterado, vocês mulheres continuarão importantes, posto que é a perfeição imperfeita do corpo de vocês quem continuará gerando este ser, durante os nove meses mágicos, onde uma célula zigoto, se transforma em trilhões de células diferenciadas que nos compõe.
Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 12/06/2010
Reeditado em 12/06/2010
Código do texto: T2315889
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.