ENAMORAR-SE PELA VIDA
 
Antoni BigCuore*
 
 
 
Hoje dia dos namorados.  Uma data bonita, mas que foi transformada num evento meramente comercial, fazendo a alegria de muitos empresários.
 
Existem várias formas de enamorar-se. Enamorar-se pela vida, por exemplo, é a melhor forma de se motivar em luta de objetivos mais nobres.
 
Não importa o quanto você fracassou no passado. O que mais importa é que você pode, a partir de agora, traçar novos objetivos em sua vida. A grande capacidade humana é a de recomeçar sempre!.
 
A vida é uma sucessão de fatos bons e ruins, positivos e negativos. Ninguém é cem por cento feliz! E nem 100% infeliz. Viver é uma arte.
 
Para se viver bem, na minha concepção, é necessário harmonizar os seguintes fatores: espiritual, físico e emocional. É a minha tese do equilíbrio homeostático da personalidade.
 
Quando você coloca Deus em primeiro lugar em sua vida, você vai sentir uma grande alegria interior em tudo que faz. As dificuldades não mais o assustarão. Você tem a confiança suficiente, vinda de Deus, que o faz tranqüilo e, com equilíbrio, enfrenta uma por uma. Diria que é o fator espiritual o mais importante no equilíbrio da personalidade.
 
O físico, implica em se fazer exercícios físicos diários tipos:  (alongamento, ginástica, hidroginástica, natação etc.) e ter uma alimentação balanceada ( cereais integrais, derivados da soja, quínua, linhaça, castanhas etc.). Cuidar bem da aparência, diria um “teco” de vaidade que não mata ninguém, pelo contrário a faz viva e melhora a autoestima.
E o emocional, este o mais difícil. Mas, se você tem a boa base no espiritual, se torna menos difícil.
 
Gerenciar-se a si mesmo!. Ser um bom gerente de suas próprias emoções e sentimentos! Não se esquecer que os pensamentos geram emoções e sentimentos. Por exemplo, quando estiver com bastante fome, pense num bife acebolado para ver como fica o seu organismo? A influência do mental sobre o físico já é fato consumado. E vice versa.
 
PENSAR SEMPRE ANTES DE AGIR!. O que acontece com a maioria das pessoas, elas reagem primeiro. Faça o caso inverso, acostume-se ou policie-se no sentido de sempre pensar ANTES de agir!. É a melhor forma de se evitar conflitos desnecessários.

Tenho uma amiga assim. Tudo ela reage primeiro antes de pensar. Conseqüência: é uma fábrica de conflitos!.

Tudo na vida, é uma questão de treinamento. Antes de mais nada, claro, é preciso QUERER!. 
 

Se a vontade é fraca, então trate-se de antes de mais nada, colocá-la no eixo, fortalecê-la. Senão, o trabalho se torna muito mais difícil. Pense assim: Eu QUERO, mudar tal e tais coisas em minha vida; em minha personalidade. Aí sim, o caminho fica mais fácil para se trilhar.
 
O apaixonar-se segundo Deepak Chopra, o grande guru indiano radicado nos Estados Unidos, gera no organismo humano uma mudança maravilhosa, pois o cérebro libera as chamadas “endorfinas”e serotonina, que são hormônios positivos do bem estar físico e mental. Portanto, faz muito bem à saúde se enamorar. Beijar se abraçar, são gestos maravilhosos que o ser humano precisa resgatar.
 
O homem moderno vive tão robotizado que perdeu a capacidade de SENTIR!. É imperativo se resgatar este hábito!. É preciso PARAR, REFLETIR, para poder sentir a vida passando. Olhar de lado; contemplar uma bela paisagem: cachoeiras, riachos, pássaros cantando, crianças brincando, cachorro latindo, o moça bonita passando, as flores de abrindo; o sol nascendo; o sol se pondo!.
 
Precisamos reaprender a sermos felizes!!! É simples, basta QUERER, em primeiro lugar, o resto vem como conseqüência!!! Seja feliz, prezado leitor(a)!!! Lindo dia dos namorados para você!!!
===========================================
 
(*)autor é Escritor,cantor e compositor em São Paulo,sp. Acesse seu link:
http://www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore
(texto inspirado em sp.sp., 12.06.2010, sábado, às 9,20 hrs.)