Streep Tease
Em meados de junho de 1974 estava eu em meu quarto, quando escutei meu velho gritar para minha mãe que na cozinha terminava o jantar: - Dina corre aqui, venha ver na TV! Você sabe o que é Streep Tease? -Streep o que? - Veio a mãe perguntando e enxugando as mãos no velho avental. – Streep Tease Dina, é o seguinte: A cidadã fica totalmente pelada no palco! - Mas que pouca vergonha – vociferou a indignada mãe! – Mas onde estão essas autoridades competentes? - Ela sempre se exprimia assim quando ouvia e via algo fora da jurisdição do feudo do seu lar. Para ela tudo lá fora era da alçada das “autoridades competentes”. E como as gerações passadas acreditavam piamente nas autoridades competentes... Não que elas fossem competentes e tão pouco de autoridade traziam o bom exemplo, só a clava forte! Mas a sociedade era diminuta ainda, por conseqüência os crimes e falcatruas menores, o que criava a ilusão de sermos uma tribo mais justa e limpa, onde as “autoridades competentes” estavam ali, vinte e quatro horas a vigiar pela segurança e os bons costumes. Ai saudosa mamãe, não queria que visses o que vejo agora. Quando éramos crianças e se alguma imagem fosse perpassar ante nossos olhos, você os tapava, assim era também quando punhas as mãos em nossos ouvidos para evitar o inconveniente. Vou te contar mamãe, hoje os Streep Teases começam nas “autoridades competentes” lá no cérebro das decisões nacionais, onde todos estão desnudos de o tudo o mais. Você se lembra querida, da carta de Pero Vaz onde ele descrevia a El Rey sobre nossos índios, “E eles com suas vergonhas de fora”? Agora não é mais vergonha, é ser esperto! Estamos vivendo num baile a Streep Tease! As moças bonitas tiram a roupa com facilidade para fazer dinheiro, mas ao menos ali sabemos ao certo que iremos encontrar: coxas malhadas, seios siliconados, vulvas trabalhadas... Mas nos “Streeps Competentes” não mamãe; é sempre uma incógnita: A cada desnudamento deles descobrimos o que mais perdemos, aumentam os impostos de uma maneira que você não acreditaria, e se você se aposentar e tiver uma longevidade merecida, eles te punem cortando seu salário pela metade. Hoje gastamos com cada senador cem milhões por ano, dez com cada deputado e cinco com cada vereador. Quando seus netos e amigos se reúnem lá em casa para uma comemoração qualquer, falam palavrões, contam piadas cabeludas e rimos todos gostosamente. Depois vão para suas casas, trabalham honestamente e cuidam de princípios que lhes ensinamos e guardam criteriosamente. Hoje se estivesses aqui certamente iria dizer: Mas onde estão essas autoridades competentes que não olham essas “autoridades competentes”?..