Deus, olha pra mim!

Nada dá certo na minha vida. Por que isso foi acontecer comigo? Por que, eu? Eu não acredito que estou passando por isso! Estou com vontade de sumir (ou morrer!).

Essas são algumas das coisas que costumamos declarar ou pensar quando estamos num momento de aflição ou desespero. Parece que quando algo de ruim acontece, as coisas danam a desandar para um temido caos.

Quem nunca passou por isso na vida? Com certeza, todos nós, mas acaso haja alguém que não tenha passado por tal, lamento lhe informar que você passará! E isso não se trata de uma palavra negativa, mas realista, pois a vida é assim.

Mas quando a fase das argumentações, ponderações e reflexões “infindáveis” passar, parecerá que agimos como “bebês-chorões”. Pois como não temos nada a fazer ou declarar, o máximo que conseguimos é espernear. E quando o raciocínio retorna para o estado correto, vemos que fizemos muito por nada.

Não é errado você pensar ou declarar algo ruim num momento de revolta ou tristeza, isso faz parte da falibilidade do ser humano, mas o que não é pra acontecer, embora façamos rotineiramente, é ter essa atitude por pequenas coisas.

Tem gente que tem vontade de romper com o mundo pelo fato de ter engravidado num momento inadequado, ou pelo rompimento de um relacionamento, por ter sofrido uma decepção. É comum sentirmos essa apreensão num momento desses, mas quando o tempo passa, vemos que não era pra tanto.

De repente, a gente acredita que está passando por muitos problemas, por estar inserido num desses exemplos, mas se esquece que tem gente passando por coisas muito piores.

E se a gente esperneia por tão pouco, o que faríamos se por acaso houvesse algum ente ou amigo querido num estado terminal num hospital? O que faríamos se durante uma chuva, a nossa casa não resistisse e perdêssemos algum parente? O que faríamos se, por acaso, você fosse o pai ou mãe de um bebê que não consegue dormir porque tem muitas dores e chora sem parar, sem que os médicos diagnostiquem a causa de tudo isso?

Medir o transtorno que um problema causa na vida de alguém é algo muito complicado, mas o que precisamos compreender como verdade é que o tempo é remédio para muitas coisas e que não estamos livres de nenhuma calamidade em nossas vidas. Releia e veja que eu destaquei calamidades, não adversidades. Relacionamentos terminam, coisas acontecem fora de hora, mas lidar com perdas irreversíveis ou testemunhar o sofrimento de alguém é algo muito forte.

Portanto, racionalize quanto às coisas adversas que você está passando na sua vida e saiba que isso não é pra te derrotar. Você tem o direito de ser feliz. A felicidade foi construída pra você usufruir.

Mas, se acaso alguma calamidade vier, seja forte para atravessar esse momento conturbado. Creia que se você está nesse contexto é porque você tem condições de superar tudo isso. E, que, independentemente, do desfecho, a sua vida continua.

Dessa forma, abandone a sua preocupação com coisas pequenas, vá adiante! Não deixe de sonhar e acreditar que o amanhã será o dia da alegria.

Luiz Vieira
Enviado por Luiz Vieira em 11/06/2010
Código do texto: T2314296
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.