Copa do Mundo - Diário de um torcedor (IV). Abertura da Copa do Mundo...

Copa do Mundo - Diário de um torcedor (IV). A abertura da Copa do Mundo...

Em 10.06.2010, às 11:32h - A lesão do goleiro Júlio César ainda parece incomodar. Problema, mesmo para uma seleção pentacampeã.

Hoje é o dia dia do show de abertura da Copa - saindo do bairro rumo ao trabalho, ouço ao longe, foguetes estourando. O destaque da festa de abertura do evento gira em torno da presença de astros de música americana e latina, gente do quilate de Shakira e Black Eyed Peas - que, em minha opinião, tem a qualidade típica dos cantores e bandas lincadas no público pré-adolescente.

Até agora, nenhuma referência à presença de grupos locais, cuja musicalidade põe muita gente metida no chinelo.

E aí, me lembrei de Johnny Clegg, antropólogo e músico sul-africano que formou a banda Johnny Clegg and Savuca, lá pelos anos 80, cuja música tinha o objetivo de combater a política do Apartheid e promover a aproximação de povos e culturas, à parte, divulgar a música sul-africana. Não sei se ainda está atuando, mas, até pelo histórico e pela discografia consistente, mereceria se apresentar com destaque na festa de abertura do evento.

Também recordei do grupo vocal Lady Smith Black Mambazo, de um vocal emocionante, assentado nas tradições musicais tribais, que ficou conhecido mundialmente pela música "Homeless", incluída na trilha sonora da série televisiva americana "Raízes", um fenômemo de audiência e cultura, baseada num livro de Alex Haley, que foi ao ar nos EUA em 1977.

Vamos ver...

Às 16:40h - Tentei ver o espetáculo da abertura da Copa. Aí apareceram uns tipos vestidos de "Cavaleiros do Zodíaco" cantando no palco e, desisti.

O mais estranho do noticiário da Copa, até agora: Carlos Bilardo, um dirigente da Associação de Futebol Argentina - AFA, disse em uma entrevista à tv argentina que, faria sexo passivo com o marcador do gol que levasse a Argentina a ser novamente campeã do Mundo. Isso é que é gostar de futebol! Ou não, como diria o outro...

De qualquer forma, isso é lá com o portenho, e os atletas da seleção argentina, não é?

Beleza - tudo bem com Júlio César...