O SABIÁ

Entre diversos pássaros que diariamente nos visitam, para desfrutar de uma caixa com alimentos, ou dos hibiscos para os beija-flores, tem um muito especial que é “O GORDO”, isso mesmo, com o O bem grande e redondo. Trata-se de um sábia-laranjeira. Ele pousa no pátio, e aos pulinhos se desloca a procura de insetos, minhocas, e outros aperitivos, até chegar próximo da porta dos fundos, ficando a espera de algo especial. Ao nos aproximarmos, não voa nem se abala, só fica olhando, de tão “caseiro” que é.

Porém recebemos a visita de alguns visinhos, pedido para tomar certas providências em relação a ele.

É que tem em nosso pátio um pé de nectarina, cujos frutos são deliciosos. Embora pequenos, são suculentos e adocicados, e a polpa, quando próxima ao caroço levemente azedinha. Sua produção é de fins de novembro a meados de dezembro, quando fizemos a colheita e a distribuição entre os amigos.

Quanto a reclamação sobre o “O GORDO”, é que ele, com seus pulinhos, derruba uma fruta, dá uma bicada e a deixa de lado. Um desperdício de acordo com os reclamantes, a partir deste ano deverá comê-la inteira. Para adequá-lo pensei em contratar um treinador, deve ser difícil e muito caro, um vídeo educativo talvez. Como somos íntimos poderá ser um papo de pé-de-orelha, sei lá.

Aconselhei-me com a minha fisioterapeuta, que é entendida em aves e ecologia, sugeriu-me deixar o fim da produção para ele. Ainda não desenvolvemos a idéia, mas se ela esta pensado em colocar plaquinhas tipo: Não se aproxime – Afasta-se – Liberado a partir de..., creio que só iriam funcionar se “O GORDO” já estivesse no pré-primário desde o início do ano passado.