ME DEU UMA VONTADE...

A maior parte das pessoas que eu conheço fica quebrando a cabeça na hora de arrumar as malas. Pega roupas, muda de idéia, põe, tira, bufa, reclama. E na volta desarruma tudo rapidinho e guarda a dita-cuja no lugar. Tem gente que vai passar três dias em outra cidade e leva metade do guarda-roupa. Diz que pode fazer frio ou calor. Que pode chover. Que tem que estar preparada se houver uma festa. Ou um banho de piscina. E se for convidada para um piquenique?... Isso tudo sem falar na ‘malinha de beleza’, porque dizer nécessaire é pouco. Lá dentro vão todos os seus creminhos (no caso de mulheres ou homens muito vaidosos) – para o rosto, para as pernas, celulite, rugas do cantinho dos olhos, bronzeador, protetor solar... Assim não dá, né?

Comigo isso não acontece. Até já desenvolvi um ‘método’ prático e eficiente para essas horas. Ou quase eficiente, vá lá... Como os jeans servem para qualquer temperatura (normal, não abaixo de zero), sempre tenho um ou dois. Eles também combinam com tudo, o que facilita a escolha das outras peças, sejam de verão ou inverno, outono ou primavera. Todas as cores ficam bem com eles. Podemos usá-los com camiseta chinfrim (no caso de piqueniques) ou composto com blazer e salto alto para ocasiões mais chiques.Além do mais não amassam, o único inconveniente é que pesam na mala. Para resolver este problema, já levo um no corpo. Outra vantagem: com jeans podemos sentar em qualquer lugar - em muretas de pedra, no chão, até na grama. Se sujar um pouquinho, é só dar umas batidinhas com as mãos e pronto. Calça preta ou cinza de tecido sintético também é muito prática, tanto para tardes ensolaradas como saídas noturnas. Em épocas de verão bravo, minhas bermudas é que são de jeans, ou então sintéticas, do mesmo modo que as blusas, mais fechadas ou de alças.

Tenho sempre na mala uma camiseta preta, de mangas curtas ou compridas, conforme a ocasião e outra regata, que servirá para o calor ou para o frio intenso (usada por baixo, só pra esquentar). Além das peças íntimas, levo também ao menos dois pares de meia de nailon, uma três-quartos e outra meia-calça. E uma jaqueta de lã ou de brim, dependendo da época.

Isto é o básico da minha mala, seja para onde eu for. Exceto se a viagem se estender para lugares de inverno tenebroso, aí serão necessários apetrechos especiais.

Falei tudo isso porque li que a Maria Olímpia estava nervosa com a arrumação de suas malas. O que no final das contas me deu uma vontade de viajar...

E acabei nem contando como é que eu ‘preparo’ a mala, como era minha intenção inicial...