Role-playing Game

Eu nunca entendi o humor do Ricardo. Ele que era um verdadeiro hacker sempre dizia que a falha está nos detalhes.

Um dia, após uma agressiva discussão, ele colocou todo o seu conhecimento técnico, cênico e humorístico à prova. Empenhou-se em cancelar minha matrícula no curso de graduação em Comunicação Corporativa no CUNASP (Centro Universitário para Anônimos Sem Profissão). Fiquei sabendo da história dias mais tarde, quando um segurança me barrou na catraca.

- Aqui só entra quem paga!

Quando questionei Ricardo sobre tal feito ele me descreveu que a façanha foi simples de aplicar:

- Boa noite, aqui é o C.C.C.? "Cegundo Comando da Capital"?

Nem na Zorra Total aparecem piadas tão ruins. Alguns anos depois descobri que Ricardo fora redator de alguns programas de humor da Globo.

- Desculpe!

- Brincadeira, é aqui a Central de Coordenação de Cursos?

- É sim senhor. Como posso ajudá-lo?

- Bom, gostaria de cancelar meu curso.

Malditos seres sem compaixão, quem neste mundo não iria declarar insanidade a alguém que pede cancelamento do curso no último semestre?!

- Isso é simples. Você pode conversar com a Professora Patrícia logo ali, mas infelizmente ela está de saída.

Ricardo não poderia perder a piada, nem eu a matrícula. Porém, fez questão de apertar os passos e interromper a Professora.

- Com licença, Professora Patrícia. Não quero tomar-lhe o tempo, como cancelo minha matrícula?

- Em que curso você está?

- Comunicação Corporativa.

- Você pode pedir à secretária a solicitação de abandono, basta preencher com seus dados, registro de aluno e assinar alguns documentos. Eu vou estar em aula agora, preencha e ligue para mim mais tarde, às 21h.

Na folha de solicitação, ele preencheu fielmente todas minhas informações. Nome, Leandro Toledo. Curso, Comunicação Corporativa. Semestre, 7º. Registro de Aluno, 26924. Talvez Ricardo já tivesse até decorado meus dados, talvez soubesse até o nome de solteira da minha mãe, o nome do meu primeiro animal de estimação e todas as respostas para as perguntas de quando eu esquecer minha senha.

Até os hackers são falhos. Ao retornar a ligação para o C.C.C. esquecera o nome da secretária da Professora Patrícia.

- Alô, quem fala?

- É a Rosilane.

- Não, quero dizer, como você é?

- Senhor, o ramal para o DiskSexo é outro. É...

- Você é a morena do cabelo modelado à chapinha que me atendeu essa noite? Preciso conversar a respeito do cancelamento do meu curso.

- Ahh... Você é aquele branquelo azedo das piadas ruins?

- Meus amigos me acham um doce.

Nem azedo nem doce, Ricardo foi sempre acre com seu sadismo aplicado aos outros, para ele a discussão só acabaria depois que ele acabasse comigo.

Depois que ele me contou o que tinha feito expressando honra e glória, além de eu ter achado uma grande burrice, processei-o, essa foi a primeira vez que ele foi preso. Falsidade ideológica, inafiançável. Meses depois cancelei o processo, por gratidão de nunca ter terminado aquele curso que fora fechado pelo MEC (Minha "Emorróida" Cutânea, não me culpem, outra piada do Ricardo).

É uma pena que a vida não seja um jogo de RPG (Role-playing Game), onde pudéssemos equilibrar nossas características e qualidades, como destreza e inteligência, força e defesa.

Na segunda vez que Ricardo foi preso, após invadir o sistema de um banco no litoral de São Paulo e ter ido pessoalmente extorquir o dinheiro para consertar o detalhe (sem saber que a Polícia Federal o aguardava), decidiu dedicar-se a momentos de introspecção.

Ricardo largou a vida de hacker. Hoje ele joga World of Warcraft e escreve crônicas "humorísticas" para um jornal do Acre.

A falha sempre está nos detalhes.