COPA DO MUNDO 2010 – UM NEGÓCIO DE MUITA GRANA – APARTHEID - PÁTRIAS DE CHUTEIRAS - EMOÇÃO – TABUS

UM NEGÓCIO DE MUITA GRANA

Quando João Havelange assumiu a Presidência da FIFA, o propósito inicial era universalizar o futebol em todos os cantos do planeta terra e depois disto transformá-lo no maior negócio financeiro e lucrativo do mundo e isto se concretizou. Hoje o futebol já chegou a todos os continentes e, dependendo das regiões, o aporte financeiro avolumou-se, principalmente em alguns países europeus, asiáticos e do oriente médio, e isto, nos países com a economia e moedas mais fracas, acabou provocando uma diáspora dos seus principais jogadores, em busca da estabilidade financeira e a convivência, com outras culturas e, com a avalanche e a avidez dos empresários em ganharem muito dinheiro, tornou-se difícil aos times de futebol segurarem os seus principais jogadores.

Todas as empresas que têm os seus ramos de atividades ligados ao futebol, em geral faturam quantias inimagináveis, é isto envolve, a indústria , o comércio, a publicidade, o turismo, a mídia e a política. E a FIFA trabalhou muito nesta linha, inclusive ela fatura horrores com tudo isto, e os principais torneios por ela patrocinados, são realizados para darem grandes lucros. Tal fato se torna mais patente quando, ela realiza as copas do mundo. Se o país candidato à sede não lhe der isenção fiscal, já fica automaticamente preterido para o evento. Para que o Brasil fosse efetivadoà realização da copa de 2014, teve que fazer mudanças na legislação fiscal para isentar todos os produtos com a chancela da FIFA .Isto significa que o país terá que deixar de ganhar divisas para a realização da copa do mundo e a provável enxurrada de desvios de verbas que, com certeza norteará toas as diretrizes para construção e reconstrução de estádios,bem como na infra estrutura. Precisamos estar atentos a cada passo dado.

APARTHEID

Fico imensamente feliz em ver um país, como a África do Sul que, passou momentos terríveis em sua história e, que, depois de muita luta conquistou a sua independência política e hoje luta em reestabelecer a sua ordem social e econômica, com sérias dificuldades na questão da segurança, saúde, principalmente no contexto da AIDS, mas que está com um sorriso largo nas faces, isto se vê nos semblantes de cada cidadão sul africano, cheio de orgulho por ser a primeira sede da copa do mundo no continente africano e, certamente, na terra onde o Nelson Mandela surgiu e,se transformou no maior símbolo da história da humanidade, na luta contra o racismo, múltimas raças e etnias irão desfilar pelos gramados, e se existe um esporte, onde pobre vira milionário,como disse o compositor Paulinho Nogueira, este esporte é o futebol, e neste quesito, a FIFA acertou em universalizá-lol.

GOD BLESS ÁFRICA.

A EMOÇÃO

Como disse o compositor Paulinho Nogueira, que se referiu ao seu Grande time: Ai Corinthians, quando és o vencedor/ cachaça do torcedor/ onde pobre fica milionário rindo da sua própria dor. Mais ou menos isso e é verdade,mesmo com a quantidade de fatores externos e internos, em épocas de copa do mundo, as nações se revestem de um patriotismo exagerado pelas suas seleções, e não há como separar a emoção da razão, pois o futebol é assim mesmo, ele no seu momento maior, tira a razão até do mais racional ser humano da face da terra ,que goste do futebol. que aprecie ou que se utiliza dele para ganhar dinheiro.Todos os países envolvidos na copa param no dia dos jogos das suas seleções.Há quem diga que, os europeus não sejam tão emotivos quanto nós os latinos. Imaginem se fossem! Pois lá eles comemoram até classificação no quarto lugar! Tem seleção que comemora até uma única vitória, quando esta acontece contra uma seleção tradicional. E isto é prova viva que todas as nações são carregadas de emoções quando, o assunto é futebol e, em época de copa do mundo.

PÁTRIA DE CHUTEIRAS

Hoje com a globalização do futebol, os jogadores se transformaram em multi-patriotas,ou seja: a maioria dos grandes jogadores de diversos continentes, estão todos jogando no futebol europeu em razão do poder econômico na Europa.

Tomaremos como exemplo o Brasil e Argentina. até medos de noventa, a maioria dos jogadores da seleção brasileira atuavam no futebol brasileiro e, sempre depois da copa, nós os víamos atuando nos nossos campeonatos aqui.Hoje praticamente os vinte e três jogadores da nossa seleção atuam na Europa, ou seja, são ídolos dos principais times europeus, e,caso vençam a copa, desfilarão aqui em carro aberto, mas quem curtirá o futebol deles serão os torcedores europeus. Se acontecer o contrário, eles já ficarão por lá e não sentirão a cobrança da torcida brasileira.

Vejam o exemplo da Argentina. O Leonel Mess que, poderá ser o maior jogador da copa e levar à Argentina ao terceiro título, vive na Espanha desde os doze anos de idade sem qualquer, aproximação com a torcida Argentina, exceto nos jogos da seleção, em campos argentinos.

Há também uma quantidade enorme de jogadores que,estão adquirindo nacionalidades de outros países, para poderem jogar em suas seleções já que, no país de origem, acabam não tendo chances de serem convocados devido à grande quantidade de grandes jogadores. Por isso, a pátria de chuteiras deixou de ser uma pátria de chuteiras, para ser o mundo de chuteiras, o universo das chuteiras.

TABUS

Até hoje já foram realizadas dezoito copas do mundo tendo apenas sete seleções nacionais como campeãs e as únicas até hoje.São elas: A Brasileira com 5 títulos;a Italiana com 4 títulos;a Alemã com 3, Argentina e Uruguaia com 2 títulos cada uma, respectivamente, Inglesa e Francesa com 1 título cada.

As seleções européias só venceram copas do mundo no continente europeu. Foram dez copas realizadas e, nove vencidas, sendo uma vencida pela seleção brasileira em 1958. As seleções sul - americanas, excetuando, a seleção brasileira só venceram no continente americano,somando se todas as Américas. A seleção brasileira foi a única a vencer duas copas fora do seu continente: Na Europa e na Ásia.

Em razão do declinado acima, chegamos à conclusão de que existem dois tabus a serem quebrados, sendo que, a seleção brasileira, não se enquadra neste tabu. vejamos abaixo os tabus a serem quebrados:

- Uma seleção vencer pela primeira vez fora do seu continente incluindo se as que já foram campeãs e as que nunca foram.

- Uma seleção que nunca ganhou uma copa do mundo, vencer também pela primeira vez.

Nós brasileiros devemos rezar para todos os deuses do futebol, para que os tabus acima sejam mantidos, pois isto significaria que a seleção brasileira retornaria mais uma vez para o Brasil,a passeio para desfilar em carro aberto ,comemorando o Hexa e nós, fugirmos um pouco da realidade para sambarmos, dançarmos o axé,(bem, sugestivo após ganhar na África) e com muito (reboleixo) regado à cerveja.

GOD BLESS AND HELP US

É o que há