O VÕO DAS ESTRELAS

Ontem a “TV” mostrou uma cena inusitada:- Num vôo para a África do Sul, juntos no mesmo avião, duas estrelas de primeira grandeza do futebol mundial, Pelé e Gighia, o uruguaio maroto que nos infligiu a maior derrota da Seleção Brasileira de todos os tempos, os 2 x 1 na final da Copa do Mundo de 1950, em pleno Maracanã lotado (200 mil torcedores), pela Seleção Uruguaia. Pelé, ao ensejo, falou ao repórter que o seu pai, Dondinho, chorou depois do gol de Gighia, como muitos brasileiros choraram na ocasião daquela tragédia.

O Brasil, na única vez em que foi sede duma Copa do Mundo, chegou à final precisando apenas de um empate com os uruguaios. Flavio Costa, técnico brasileiro, teria dito aos seus jogadores no vestiário:-

“- Nada de humilhar os uruguaios. Campeões, sim mas com generosidade. Nós brasileiros somos um povo generoso”.

O jogo foi nervoso, os jogadores dos dois times estavam tensos, mormente os brasileiros. No início do segundo tempo, o Brasil fez 1 x 0, gol de Friaça vencendo o excelente goleiro uruguaio, Máspoli. Mas aos poucos os orientais foram crescendo e dominando as ações, sob a liderança em campo do seu capitão Obdúlio Varela, gritando e incentivando seus companheiros. Os brasileiros foram sumindo em campo e Gighia deitava e rolava em cima do zagueiro Bigode. Obdúlio Varela, o capitão dos azuis, chegou a dar um tapa na cara do Bigode, baixando ainda mais o moral da seleção canarinha (jornais da época disseram que os uruguaios ganharam no grito).

E quase ao final do jogo vem de novo o Gighia correndo pela direita, escapando à marcação dos nossos zagueiros. Chega na área, faz que vai cruzar mas invade mais, Barbosa sai um pouco do arco pra fechar o ângulo e aí acontece o desastre:- Gighia chuta de bico (sim, de bico!) e acerta o gol brasileiro, com a bola passando entre a trave e a perna esquerda do goleiro Barbosa.

Festa uruguaia em campo e todo o Maracanã em silêncio, a maioria dos torcedores e os jogadores canarinhos chorando copiosamente. Era o fim, nada mais podia ser feito, o Brasil perde o jogo e a taça, o Uruguai é “Campeão do Mundo” dentro da nossa própria casa! ...

Pois agora, em pleno vôo para a África do Sul, a “TV” mostra Gighia e Pelé sendo entrevistados pelo repórter da Globo (o velhinho me parece muito esperto ainda). Tomara que, nesta Copa, Pelé tenha mais sorte do que o baixinho uruguaio e que a taça venha de novo para os braços de todos nós, os fanáticos torcedores brasileiros! ...

-o-o-o-o-o-

B.Hte., 09/06/10

RobertoRego
Enviado por RobertoRego em 09/06/2010
Código do texto: T2309881
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.