O que você vai ser quando crescer?

Com certeza, todos nós já tivemos que responder a essa pergunta em algum dos momentos de nossas vidas. E, eu mesmo, já quis ser tanta coisa. Sonhei ser médico, advogado, bombeiro, juiz, entre muitas outras coisas.

Logicamente, que esse tipo de resposta se deu numa fase em que o sentido real, imbuído nessa resposta, era o que eu estava mais motivado a ser. Pois, com o avançar dos anos, a maturidade na resposta teve um avanço.

Sabidamente, não foi uma resposta diferente da sua, no momento que você atingiu maturidade para tal. Todos nós planejamos ter uma boa carreira, para galgar bons salários, construir uma família e curtir os prazeres, deleites e conforto que qualquer pessoa que se dispõe a trabalhar, possa desfrutar.

Mas nem tudo ocorre nas nossas vidas da maneira como pretendemos ou planejamos. Muitos sonhos ficaram para trás e os objetivos de nossas vidas, tornaram-se muito diferentes de outrora.

Quem dera fosse possível, à todas as pessoas, escolher a carreira que tivessem vocação ou admiração e não tivessem que fazer essa opção baseadas no mercado de trabalho.

Quem dera fosse possível criar um verdadeiro cronograma, para que o casamento e os filhos viessem depois da formação ou consolidação no mercado de trabalho.

Quem dera fosse possível concluir todas as metas e objetivos antes de termos a responsabilidade de deixar um legado para alguém.

A vida não tem um roteiro prévio, ela vai sendo escrita enquanto os personagens estão em cena.

Porém, com toda limitação que o ser humano tem quanto às circunstancias e os empecilhos que as adversidades nos proporcionam, cabe ao mesmo entender que ele tem o papel principal nessa obra.

Não adianta ficar lamentando o que deu errado, que as coisas poderiam ter sido diferentes e que tal coisa não poderia ter acontecido naquele momento. Enquanto você estiver se escondendo da vida, ela passará.

Você tem que entender que não há adversidade que não possa ser superada. Que não há vida que não possa ser reconstruída.

Cotidianamente, vemos inúmeras pessoas que tinham tudo para ser um sucesso e permitem-se ser pessoas frustradas porque algo foi diferente do planejado.

Todos nós, em algum momento de nossas vidas, já cometemos esses deslizes, mas o que importa é que isso pode ser temporário, mas não definitivo.

De repente, alguma coisa te sobreveio e você está um pouco desestimulado com o futuro. Eu tenho que te relembrar uma coisa: Você tem a capacidade e o poder de mudar toda essa situação e mais ainda, você sabe como fazê-lo.

Com isso, se você saiu de um relacionamento, não se culpe pelos erros. Você ofereceu o que você tem de melhor, azar de outrem que não fez por merecer o que você se dispôs a ser. Se você está sem emprego, não lhe faltam oportunidades para buscar novos desafios. Ou, se acaso, você está passando por alguns problemas de outra natureza, não sucumba! Ainda há mais páginas a serem escritas na sua história. Viva de maneira que isso não seja o teu final, mas o combustível necessário para que você desperte para um novo estilo de vida.

O mais importante não é crescer com o tempo e sim com a maturidade. Mas nunca se julgue sabedor de todas as coisas e que não precisa de ninguém, pois a maior tolice do homem é acreditar que é auto-suficiente.

“Errei mais de 9000 cestas e perdi quase 300 jogos. Em 26 diferentes finais de partidas, fui encarregado de jogar a bola que venceria o jogo e... falhei. Eu tenho uma história repleta de falhas e fracassos em minha vida. E é exatamente por isso que eu sou um sucesso”. (Michael Jordan)

Luiz Vieira
Enviado por Luiz Vieira em 08/06/2010
Código do texto: T2308017
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.