Imagine uma noite mal dormida, muito mal dormida. Você levanta cansado, moído, como se tivesse quebrado pedras a noite toda. Sinta no corpo essa inhaca que só melhora com uma boa noite de sono. Lembrando que você terá que trabalhar, estudar, correr de um lugar para outro, enfim, levar sua vida como sempre faz. Agora multiplique essa sensação de cansaço por cinco anos seguidos. Isso mesmo, cinco anos sem uma noite de sono descente. Sentiu o drama?

                Nosso primeiro ato como seres humanos é chorar, (porque respirar pela primeira vez dói), assim como choram por nós quando paramos de respirar. Até pouco tempo atrás, considerava-se como sinal da morte o último suspiro, ou seja respirar é nosso primeiro sinal de vida e também o último. Respirar é a forma de nos conectarmos com o mundo, o elo vital que nos mantém nesta encarnação. Há duas coisas das quais não conseguimos fugir: a respiração e a gravidade.

               Alguns anos atrás foi diagnosticado que eu tinha desvio de septo. Esse desvio no nariz provoca a passagem deficiente de ar e logicamente uma oxigenação pobre. Para ajudar no drama respiratório e fazê-lo ainda mais sofrível, rinite e sinusite foram adicionados como tempero a esse problema. Caralho, só faltava descobrirem alguma coisa mais.
           Minha médica, a Dra. Grazzia, que também é uma graça disse que meu nariz só servia para segurar os óculos. Ainda bem que não sou de ir metendo meu nariz nas coisas dos outros, pois do jeito que o meu estava, com certeza não obteria bons resultados.

              Com o passar dos anos, e o agravamento do problema nasal, comecei a roncar mais que uma Harley Davidson, mas ninguém queria pegar uma garupa comigo!!! Passei situações bastante constrangedoras, principalmente em voos longos. Acordava com o próprio ronco, um vexame!!!

            Sem mais explicações, nem detalhes: foi a melhor coisa que fiz por mim nos últimos anos. Viagens, carro novo, roupa de grife e outras coisas que não posso dizer aqui, não chegam aos pés de voltar a respirar. Sentir aquela massa de ar passando pelas narinas é como uma série de múltiplos orgasmos.                Respirar bem é viver bem. Respirar é conectar-se com o mundo através do oxigênio. É nosso cordão umbilical invisível, nossa famoso "fio de prata " dos exotéricos.

            Voltei a sonhar!!!! Dormia tão mal, que não sabia mais o que era sonhar. Já tive cada sonho. Sonhos eróticos, sonhos de todos os tipos. Sonhei até como Obama. Nesse,  o presidente americano era meu "chapa". No meu sonho o Obama foi mais sincero comigo, do que foi com o Lula naquele episódio do "ele é o  cara"!!!

            Não pretendo que a Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia me pague por propaganda grátis,  por tentar convencer aos que sofrem desse mal a passarem pela cirurgia, muito pelo contrário, agradeço ao médico que me operou (Dr.Leandro F.) pelo belo trabalho  e resultado,  e por todos aqueles que pesquisam, desenvolvem, e gastam tempo precioso de suas vidas na investigação da melhora da qualidade de vidas de outras pessoas. Obrigado a todos que participaram tanto do ato cirurgico em si como do pós operatório. Agora tenho duas datas de nascimento, e o dobro de razões para comemorar.