Sou Brasileira
Depois de vários dias de chuva,enfim uma trégua...o sol voltou a brilhar!
Depois de vários dias trancada em casa...passeando da sala para cozinha...
da cozinha para o quarto...estou hoje ,aqui, sentada em minha cadeira de balanço...
embaixo de um pé de Jambo, visualizando meu quintal...que dias atrás,
mais parecia um matagal.
Gosto das histórias, gosto dos detalhes...e quando paro para meditar...lá vem eles,
invadindo minha mente...olho para minha frente e vejo, enfileirado...uma touceira de
“Espada de São Jorge”,uma Ateira,um Limoeiro,uma Aceroleira...outra Ateira e um pequeno
galho de “Pingo de Ouro”...As lembranças começam a fluir...cada detalhe...pessoas queridas...
Juras de amos e amizade...conversas...sonhos futuros.
Comprei esta casinha humilde e construí um lar riquíssimo...porquê inseri ,aqui,meus sonhos e contextualizei este lugar com a minha essência. O primeiro detalhe que gosto...tê-la comprado de um amigo, ele mesmo ajudou na construção, foi planejada para ser um lar...segundo detalhe...as árvores que ele plantou, dentre elas, este Jambeiro querido...sonho com o dia em quê irei vê-lo florido...flores róseas pelo chão, seus frutos vermelhos...saboreá-los com gosto...sentada aqui...
na sombra de seus galhos...
Bem próximo ao Jambeiro tem um coqueiro...no verão, ato minha rede, ligo o som e penso:
_Aqui eu sou a Rainha!!
As duas Ateiras, o Limoeiro e a Aceroleira...ganhei as mudas de uma amiga...plantei...são símbolos de nossa amizade...já estão medindo uns dois metros e as Ateiras já estão com alguns frutos...A Touceira de “Espadas de São Jorge” foi minha inquilina que plantou,ano passado,período que me mudei e aluguei por sete meses...tive alguns dissabores...mas passou...as lembranças ficam,cravadas...gravadas em algum lugar da memória...O Pingo de Ouro?? Esse é morador recente. Eu vinha na garupa da bicicleta de meu filho,na rua de cima...uma conhecida minha vendeu a casa e a nova moradora acabara de arrancar as plantas...enormes, com as raízes...Eu gritei:_Vai jogar fora??_sim!! ela respondeu. Trouxe para casa, meu filho plantou, nesta hora quebrou um pequeno galho...meu filho plantou-o próximo ao último pé de ata da fileira...e lá está ele...nem sentiu,não caiu nenhuma folha...parece agradecido...vendendo beleza,nas cores verde e amarelo de suas folhas...que lembram a COPA...que lembram BRASIL...que me lembram que SOU BRASILEIRA...e como diz o slogan da campanha, que virou símbolo de nosso povo, completo a frase:..E NÃO DESISTO NUNCA!!