O PODER DA PALAVRA
Meu amigo “Tonho” me pediu o favor de acompanhá-lo até um grande shopping, pois precisava fazer alguns pagamentos de contas de cartões para seus familiares. Fiquei feliz e satisfeito com o convite, estar ao lado dele significava aprender.
Embora ele não aceita que o tratem assim, o considero um grande sábio.
O “Tonho” sempre fala: _Sou apenas um aprendiz da vida. -
Após visitar algumas lojas de departamentos, paramos em frente a uma grande livraria.
Enquanto folheávamos alguns livros , a balconista atenciosa se aproximou, oferecendo ajuda se fosse preciso, na escolha dos livros.
O “Tonho” falou; _ obrigado pela atenção moça... Já sei o que vou levar. Levarei livros infantis com muitas gravuras coloridas para meus netos. Sempre que posso dou juntamente com brinquedos livros de presente, assim desperto neles, o gosto pela leitura.
E não se preocupe com o meu jeito de falar assim emocionado.
É que, quando venho em lojas de livros, fico imaginando o grande tesouro contido na livraria.
Digo a você que em todo esse aglomerado de lojas neste grande shopping, não existe local mais valioso que este. –
A moça olhou curiosa com este comentário. Ele sorrindo explicou:
_Podemos avaliar em dinheiro toda esta construção juntamente com todas as mercadorias deste imenso shopping.
Podemos avaliar também a quantidade de dinheiro que representa estes milhares de livros nas prateleiras da sua loja.
Todavia é impossível avaliar o grande cabedal de conhecimento transmitido por todos eles, cada livro deste tem a sua historia.
Muitos foram escritos debaixo de muitos sofrimentos, amarguras e dificuldades de seus escritores. Há também os que foram escritos com sentimentos profundos da alma, outros foram feitos com muita alegria e satisfação.
Claro que também há muitos livros escritos por aqueles que só pensam em ganhar dinheiro, de toda maneira, aqui estão depositado valores incalculáveis da natureza humana. –
A balconista ficou surpresa e emocionada, e disse:
_Olha Senhor nunca vi alguém falar assim dos livros, nunca imaginei isto em relação aos escritores, de hoje em diante vou ver estes livros com outros olhos, estas palavras que o Senhor me falou me emocionou. -
Ela nos ofereceu um cafezinho, estava feliz, percebeu que aquele Senhor de cabelos grisalhos tinha muito a ensinar, meio tímida não sabia o que perguntar.
O meu amigo talvez lendo o pensamento dela explanou:
_ A palavra tem um poder imenso.
Com a palavra pode-se empurrar multidões para a guerra, pode-se também levar multidões a procura da paz e cultuar o amor.
A historia da humanidade está repleta desta grande verdade.
Com a palavra podemos ferir, magoar, destruir, encaminhar para o mal, e denegrir ilusões e sonhos dos nossos semelhantes.
Podemos também usando a palavra, unir, fortificar, construir paz e harmonia, despertar bons sentimentos, alimentar os sonhos de esperança e valorizar o ser humano.
A palavra realmente tem muito poder, e depois que a proferimos, não há como voltar atrás.
Por isso é muito importante estarmos atento ao que falamos para as pessoas- -
A moça sem saber o que falar perguntou?
_Vocês são Escritores?... Tonho respondeu: _Não, somente o meu amigo, escreve alguns textos no site Recanto das letras. Da minha parte ainda não decidi escrever, sou apenas um aprendiz da vida. -
Ela já refeita da emoção falou: _ E que aprendiz... Agradeço muito ao Senhor por esta aula inesperada sobre o poder da palavra. -
O Tonho tranqüilo disse: _ Na verdade a gratidão é minha, pois me deu a oportunidade de falar coisas boas. E sempre quando falamos, os primeiros a ouvir a lição somos nós mesmos...
Expliquei para a moça como acessar as páginas do Recanto das Letras.
No caminho de volta falei para o meu amigo:
_Rapaz que belo pensamento você ofereceu a uma pessoa desconhecida, e a mim... -
Ele respondeu:_ Meu amigo M... É sempre bom, informar às pessoas que estão dispostas a aprender, na verdade são duas oportunidades, um que aprende e outro que ensina, em ambos os casos a felicidade é mútua.-
Então falei:
_ Realmente fico muito feliz quando escrevo, e sinto felicidade maior ainda, quando percebo que alguém viu utilidade em meus escritos.
Confesso a você que às vezes fico em dúvida se devo ou não escrever certos pensamentos meus. –
O Tonho me afagou os ombros e aconselhou:
_ É só você pedir autorização –
Fiquei curioso e perguntei: _ Que autorização?..
Será autorização de algum orgão da censura?... Ou autorização de Deus?...
Ele sorrindo explicou:_ Não, nenhum órgão da censura conseguirá impedi-lo de escrever o que for da sua vontade...
Deus também não vai impedi-lo de escrever o que quiser...
Você tem o seu livre arbítrio. -
Diante do meu olhar ainda curioso arrematou:
_ Se queres mesmo ser uma força do bem...
Terás que pedir a autorização da sua...
Consciência...
Fiquei sem palavras....