O Valor da Auto-Estima

A auto-estima é o conjunto de crenças e atitudes que você tem em relação a si mesmo e ao pensamento que você tem em relação às suas capacidades. Poderíamo dizer que a auto-estima é ter amor próprio, é ser gostar, é ser positivo em relação aos acontecimentos da vida, por piores que pareçam.

É sempre ter um astral legal e suas ideias positivas para um mundo melhor. Razão que coloco minha foto para externar o quando sou positiva e tenho sempre minha auto-estima em alta!

Ter auto-estima é ter autoconfiança, é ser feliz, é ter respeito, é ser seguro, é gostar do mundo...

O que não podemos nunca é esquecer, que o homem é um ser em constante movimentação, adaptação, evolução e busca, incessantemente novas descobertas e acaba por se desafiar na busca do que acredita ser ideal, podendo incluir a familia ideal, a situação economica ideal, a sociedade ideal e incluindo nesta, a busca por uma educação ideal oferecida a todos pelas leis educacionais do país.

A importancia da auto-estima é consideravelmente grande, pois através dela nos identificamos com o "eu" interior e com outras pessoas com as quais nos relacionamos.

A autoconfiança caracteriza a auto-estima nas pessoas, através disso, podemos enfrentar desafios e defender nossos interesses.

A auto-estima é a capacidade que uma pessoa tem de confiar em si própria, de se sentir capaz de poder enfrentar sozinha os desafios da vida e, saber expressar de forma adequada para si e para os outros as próprias necessidades e desejos, enfim... É ter amor próprio!!!

A auto-estima, justamente com o amor próprio é a base para o ser humano enfrentar todas as dificuldades e sofrimentos de cabeça erguida e peito estufado.

A pessoa com auto-estima afasta de si as doenças de origem emocional e vivem sempre com um largo sorriso no rosto e a alma limpa para os bons fluidos...

Mas, quando a auto-estima está em baixa a pessoa se sente insegura, com receios, dúvidas, com um sentimento vago de não ser capaz de realizar seus desejos, ao passo de se achar rejeitada por todos e acabando por desistir facilmente de tudo que conseguiu na vida...

Então, vamos viver com a auto-estima sempre em alta e nos olharmos no espelho de frente e pensar na imagem refletida com carinho e amor!!!

Solange Gomes da Fonseca
Enviado por Solange Gomes da Fonseca em 06/06/2010
Código do texto: T2302665
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.