BANANEIRAS - PB

O gostoso clima frio das serras está mais próximos de nós do que pensamos, e muitas vezes parecemos nem dar tanto valor a essa maravilha da natureza que temos quase por vizinho, a uns poucos quilômetros de Natal. Ou, então, decerto por falta de divulgação mais intensa desconhecemos a maioria desses encantos por vezes esquecidos do Nordeste. Famosa por suas ladeiras, antigos sobrados e chalés atualmente se proliferando com a febre da descoberta de seus encantos incontestáveis, além do fascínio proporcionado por sua localização privilegiada, a cidade de Bananeiras, no brejo paraibano, distante cerca de 150km de Natal, impressiona pelos diversos predicados com que foi beneficiada pela natureza. E, gradualmente vem sendo "invadida" por quantos desejam morar ou simplesmente passar os fins de semana e os feriados prolongados no ambiente tranquilo dos condomínios que estão sendo construídos em espaços extraordinariamente belos e cercados pelo verde dominante da mata em derredor. Bananeiras é um verdadeiro oásis na atmosfera escaldante que permeia as plagas nordestinas.

Quem visita Bananeiras uma vez sempre volta ou deseja voltar. Para os turistas amantes das trilhas e de outras atividades ecológicas saudáveis a cidade paraibana oferece inúmeras maneiras de o visitante se aventurar e explorar caminhos e descobrir novidades, se divertir e praticar esportes radicais com a segurança proporcionada por guias com anos de experiência na área. Ninguém fica sem ter o que fazer se estiver disposto a enfrentar os esportes de aventura radical como o rapel ou, se preferir algo menos forte mas também com muita emoção, as trilhas ecológicas que passeiam pela Cachoeira do Roncador, adentram os Caminhos do Padre Ibiapina, com parada obrigatória no Cruzeiro de Roma, ou a Reserva Florestal de Goiamunduba, esta rodeada de mata atlântica, tudo obviamente sob a supervisão necessária de quem conhece a fundo essas estradas, isto é, os guias devidamente credenciados na Secretaria de Turismo local.

Na gastronomia de Bananeiras é vidente que não poderiam deixar de ser complemento essencial os vinhos que esquentam as conversas de amigos e familiares nos sobrados e varandas e os queijos saborosos para acompanhá-los em momentos apropriados, especialmente ao entardecer ou à noite sob a deliciosa temperatura fria que, no inverno, pode chegar a 10 graus.

No mês de junho Bananeiras se transforma num enorme arraial a céu aberto promovendo, no entender de quantos já presenciaram o espetáculo, o maior São João pé de serra do mundo. Nesse período, os turistas enchem e transformam Bananeiras num enorme cenário de forró e animação com sua alegria e entusiasmo, muitos deles hospedados em residências cedidas por aluguel enquanto duram os festejos junino, um dos mais animados da região. Além da música e das comidas típicas, o ambiente se rende ao reinado dos sorrisos e das amizades que se descortinam e se fortalecem enquanto as fogueiras iluminam a cidade.

Para o natalense viajar até Bananeiras em segurança e com tranquilidade, o trajeto mais apropriado, com estradas cujo asfalto está impecável e sem nenhum buraco até São José do Campestre, precisa seguir pela BR 304 até Macaíba daí enveredando na BR 226 que leva a Bom Jesus, Serra Caiada, Tangará, São José do Campestre, Passa e Fica(a partir desse ponto a estrada é esburacada até próximo a Bananeiras, demandando muita atenção e cuidado), Campo de Santana, Belém e, finalmente, Bananeiras. Por esse trecho a viagem é rápida e nada enfadonha, ao contrário do percurso pela BR 116 que vai por Goianinha e, a partir daí até chegar a Bananeiras, passando por Santo Antônio, enfrenta rodovias muito esburacadas e perigosas dada a pista estreita e quase sem sinalização(à exceção do trecho que passa pela pista dupla em construção na rodovia que leva à capital paraibana). Um lembrete importante: a partir da cidade de Passa e Fica o cuidado deve ser redobrado porque o motorista topará muitas vezes, sempre de maneira repentina e inesperada, com inacreditáveis quebra-molas no meio do nada, onde não há residências nem viv'alma, algo realmente inacreditável porém verdadeiro.

Por último e não menos importante, vale a dica de não esquecer de levar mosquiteiros ou repelente porque, à noite, centenas de muriçocas famintas infernizam as pessoas a todo momento e não deixam que os incautos repousem em paz. Ah, e quem ficar hospedado próximo à igreja precisará se acostumar ao badalar do relógio durante a noite toda anunciando as horas.

Gilbamar de Oliveira Bezerra
Enviado por Gilbamar de Oliveira Bezerra em 05/06/2010
Reeditado em 25/09/2021
Código do texto: T2301419
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.