Mágica da comunicação faz surgir um admirador de Mister Kaltos
Mister Kaltos foi um mágico extraordinário que nasceu na cidade de Itabaiana, ganhando o mundo com seus números incríveis de prestidigitação e grandes ilusões, trabalhando nos maiores circos do continente americano. Ele foi o aperfeiçoador do histórico truque da mala moscovita, reunindo todo o mistério do Oriente e os mais bem guardados segredos da magia.
Mister Kaltos é meu tio, e de alguma forma estamos ligados no esforço do espírito por um mundo mais mágico. Uma das prestidigitações de que faço uso chama-se internet, essa caixa mágica de comunicação que vem mudando nossa maneira de nos relacionarmos com o conjunto dos seres humanos.
Recebo mensagem do mágico Marlon França, da cidade mineira de São Gonçalo do Sapucaí, no sul daquele grande estado brasileiro. Ele afirma que desde 1983 trabalha como ilusionista e, pesquisando na internet sobre mágicos antigos, acabou chegando ao meu blog onde falo do Mister Kaltos que, ao falecer em 1999, detinha a marca de um dos mais velhos mágicos em atividade no Brasil. Com efeito, aos 93 anos, Mister Kaltos ainda trabalhava técnicas de iludir o espectador com truques que dependem especialmente da rapidez e agilidade das mãos. Apesar da artrite, Mister Kaltos jamais deixou o ilusionismo, até desencarnar.
Meu amigo mineiro informa que o mágico que o ensinou chamava-se Professor Everaldo, falecido em 1999 com a idade de 87 anos. Esse mágico também viajou muito, e em certa ocasião, na cidade de São Lourenço, falou sobre Mister Kaltos, por quem tinha grande admiração. Marlon herdou os equipamentos do seu mestre, e hoje prossegue na profissão, “um dom extraordinário”.
Marlon Aparecido Carvalho França, o nome do mágico mineiro, pede que eu envie pelo correio alguns livros que pertenceram ao velho Mister Kaltos, e assim o farei, mesmo porque sei que estarão em boas mãos, de um profissional que domina a matéria e vai sempre honrar a atividade para a qual se preparou e que ama profundamente. Meu tio viveu muitos anos em Minas Gerais, sei que aprovaria a doação de seu acervo para um colega e irmão mineiro.
O mágico mantém um blog na internet: www.magicomarlon.blogspot.com