Verdadeiros heróis

A vida contemporânea nos traz a saga de uma série de homens e mulheres que realizaram enormes feitos e com isso, foram aclamados e reverenciados por muita gente. Desde a minha infância, sempre admirei muitas pessoas e até hoje sigo dessa forma.

Sempre admirei e admiro, ainda hoje, muitas pessoas de diferentes classes e categorias. Tive ídolos no esporte. O que dizer de Zico, com todo seu talento e vigor a serviço do rubro-negro carioca e do inesquecível Ayrton Senna, que tantas manhãs de domingo nos proporcionou alegria? Na oratória, sempre admirei a criatividade e a capacidade de persuasão da eloqüência de homens como Arnaldo Jabor. Sempre fui um profundo admirador da capacidade de liderança de homens como o Bernardinho, técnico da Seleção Brasileira Masculina de Vôlei. Fora outros homens que ajudaram a criar a história desse país, chamado Brasil.

Com certeza, todos, que me lêem, têm suas preferências e suas escolhas. Muitos admiram pelos feitos, pelas glórias, pelas influencias e é fato constatado, que essas pessoas, geralmente, têm muito destaque na mídia. São verdadeiros heróis de uma nação.

Mas o que me chama a atenção é que ao nosso redor, existem vários heróis que não têm feitos notabilizados pela mídia, mas que de nenhuma maneira os faz ser menores em significância.

Se você parar para analisar ao seu redor e entender a capacidade e os ensinamentos que tantas pessoas lhe proporcionam, até mesmo sem querer fazê-lo, fará com que você constate o quanto tem valor a experiência de vida.

Eu admiro aquele pai ou mãe de família que está sempre disposto a buscar algo para seus filhos e deseja que eles tenham um futuro melhor que o deles. Daqueles que acordam bem cedo para ir ao trabalho, atravessar a cidade em ônibus espremidos e sufocantes, para não deixar faltar nada em suas casas.

E aquela mãe, que sai de casa com o coração partido por deixar os filhos na responsabilidade de outra pessoa porque ela tem que contribuir com o orçamento doméstico, isso quando, muitas vezes, ela não é a responsável por tal.

O que dizer daqueles que mesmo numa classe inferior, com poucos estudos, lutaram para que os seus descendentes pudessem ter a oportunidade de estudar num bom local, que pudessem se preparar descentemente para o mercado de trabalho?

Um dos maiores legados que os pais podem deixar para os seus filhos é a educação. Eu ainda não tive esse privilégio, mas confesso que quando eu tiver essa alegria, pensarei primeiro em proporcionar um melhor estudo para os meus filhos do que atualizar o modelo do meu carro.

O que dizer de uma jovem viúva, que recém chegada ao Rio de Janeiro, conseguiu criar todos os seus filhos sem que nenhum se desviasse para um caminho torpe, isso sem ter muita instrução e posses?

O que dizer do pai que, mesmo que sua profissão o decline para alguns desvios cometidos por outros, não se deixa levar e consegue passar aos seus os valores da ética e do moral?

Estamos acostumados a aplaudir os esportistas que conseguem grandes glórias, grandes marcas, os grandes artistas que expressam de maneira brilhante as suas artes, mas esquecemos de aplaudir os professores, os pais de boa índole e as pessoas de bem, que mesmo num mundo onde tudo é desenhado para se viver tirando vantagens, ficam com o pé firme no comprometimento com o seu caráter.

Esses são os heróis que não têm medalhas, troféus, que não têm seus nomes gravados em nenhum lugar, mas que o seu legado foi ter colaborado para o seu crescimento e desenvolvimento. Esses heróis são seres humanos, por isso, passíveis de erros, mas com certeza, pecam muito mais pelo excesso do que pela omissão.

Não perca a oportunidade de aplaudir ou reverenciar os heróis de sua vida. Aqueles que sempre foram o seu modelo ou que simplesmente te ensinaram a construir os valores da ética e da importância em passá-los adiante.

Luiz Vieira
Enviado por Luiz Vieira em 04/06/2010
Reeditado em 04/06/2010
Código do texto: T2299973
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.