BITUCA CHORA.
Por quem Bituca chora?
Hoje Bituca voltou a botar os pés pelas estradas de Minas, contando trilhos e curvas e tantas pontes, passou pelo sul e descansou, chorou em Três Pontas. Já não conseguia soltar sua voz pelas estradas, sua Travessia ficou mais triste e demorada, carregava nos ombros um fardo de saudades de toda sua mocidade quando vivia solto pela cidade experimentando seus primeiros contatos com sua maior arma, um microfone, na Radio Clube de Três Pontas, quando fora levado pelo seu pai adotivo o Zino, um dos fundadores daquela emissora.
Nesta quinta-feira 03 de junho de 2010 uma voz se cala para sempre e cala fundo no coração de Bituca, que busca forças em sua Ânima, para reviver tudo que sonhou, desde a hora que aquele trem de ferro o resgatou de uma vida triste difícil em Juiz de Fora para renascer em Três Pontas e voar pelo mundo.
Cala-se a voz de Josino Brito, seu pai adotivo, quem lhe dera os primeiros instrumentos a lhe incentivar a soltar voz pelos campos gerais. Cala e morre o Zino nos seus 94 anos e Bituca no meio de tantas pessoas e amigos sente a Sede dos Peixes a roçar-lhe nos lábios, que trêmulos, ainda insistem em balbuciar uma canção à Pietá, na busca louca de se consolar sob o santo manto da santa, que tantas vezes evocou nas dificuldades em sua trajetória.
Ali recostado na janela da casa que dá para o jardim, Bituca ainda assiste o voo sincronizado do seu fiel Cuitelinho, como se fosse a derradeira visita, pressentindo o fim da historia de seu Pai Grande, que estirado descansa, espera as ultimas homenagens do filho que ainda ensaia um cantar:
- “Quando você foi embora/fez se noite em meu viver/forte eu sou, mas não tem jeito/hoje eu tenho que chorar////...
... Então o Milton Nascimento chora e canção cala na garganta.
Toninho 03/06/2010.