Nem a favor nem contra. Apenas desabafos

Eu adoraria fazer um discurso de minoria reprimida e inferiorizada. Soa tão bonito, falar em luta, força, garra... Parece história de herói combatendo o mal. Um discurso semelhante ao que os EUA fazem sobre os países que invadem.

Mas não posso. Afinal, sou "elite", não tenho cacife pra me fazer de oprimida. E desde quando a culpa é minha? Ser a nata da sociedade... e o que se faz com a nata? Coa e joga fora. Ou guarda na geladeira pra fazer massa de pizza. Pois é. Elite também é massa.

Sempre quis poder ser um revolucionário. Inflamar discursos ostentosos sobre "liberdade, igualdade, fraternidade". Idéias iluministas, socialistas, comunistas, são tão lindas... Eu demorei a aprender que não são nada práticas.

Não sei porque todos querem liberdade. Eu também queria, mas sem saber por quê. Descobri que liberdade não é um mérito; não é obrigação, não é direito. Não é um estado de espírito. É uma condição: a de tomar suas próprias decisões e, conseqüentemente, responder por elas. É ser dono das ações, dos acontecimentos. Bonito? O problema é que ninguém sabe com certeza absoluta aquilo que quer. Tomamos decisões precipitadas baseadas no momento, influenciadas por impulsos. No instante seguinte já tomaríamos uma decisão diferente. E tentamos voltar atrás... só que não é possível. Ter liberdade significa isso: ser capaz de assumir todas as responsabilidades sobre nossas ações, sem presunção de ser perdoado pelo que nos foge do controle.

Igualdade... Todos somos iguais perante Deus. Nada mais. Cada um é cada um, com suas individualidades; querer padronizar isso é tirar do ser humano aquilo que o caracteriza, roubar sua identidade... Tivemos uma amostra disso na extinta URSS. Críticos podem me dizer que "o socialismo só é visto como um monstro porque somos dominados pela mentalidade capitalista". Isso é verdade. Mas também é sabido que o próprio Marx, antes de morrer, declarou que não era socialista, pois o pensamento que corria na Rússia àquela época não era o Socialismo que havia pregado.

Eu penso que as pessoas que defendem a "minoria reprimida" não sabem o que falam. Eu mesmo não sei o que estou falando. Tenho minhas idéias, opiniões, e basta eu escrever uma palavra que logo vêm comentários. Não tenho nem espaço para amadurecer as idéias. Ô raios de democracia onde um não pode dar sua opinião livremente sem ser infestado de críticas! Dizer "você é livre para pensar o que quiser, mas tome cuidado com suas palavras" é uma forma de censura indireta. É não coibir com a força, não calar a voz; mas é intimidar psicologicamente, ordenar à voz em que tom deve ser cantado. Lembro-me de um professor dizendo: "você tem total liberdade pra escolher, pode comprar o carro que quiser, desde que seja um fusca preto".

Daqui a pouco vão me chamar de burguês. É fácil, não? Qualquer um que não se declarar a favor do Zé Povão é "ofendido" de burguês. Primeiro que ninguém mora mais em burgos para ser chamado assim. Segundo, voltando no tempo, os burgueses já foram os discriminados da sociedade; quer dizer então que um que se diz oprimido, ao chamar alguém de "burguês", está querendo dizer "eu sou você no passado"? Ou "eu vou ser você no futuro"? A História não seria uma forma de aviso "os oprimidos, assim que ganham algum poder, se tornam os opressores"?

Já ouvi muito papo de "igualdade" dizendo: 'vocês dominaram até agora. Chegou nossa vez. É a vez do povo!', como se democracia fosse um parquinho onde todas as "crianças" têm sua vez no balanço.

Bah. Chega de enganação. Não seria mais justo se os revoltosos assumissem 'Uns perdem, outros ganham. Não gosto de perder. Não gosto de ver você ganhando. Por isso quero roubar seu poder para que eu ganhe enquanto você perde'?

Da tríade iluminista, a única com a qual ainda concordo é fraternidade. Sim, somos todos irmãos... Como toda boa família -má também-, tem um irmão mais velho, um mimado, um violento, um oportunista, um mais sério, um estudioso, um sádico, um desastrado... Irmãos não devem ser todos iguaizinhos, com mesmos gostos, talentos, vivacidade. Mesmo irmãos gêmeos têm suas diferenças. Mesmo irmãos siameses têm suas diferenças... Se não fosse assim, seria desperdício de talento.

Eu poderia dizer muitas coisas ainda sobre isso... Mas não vai levar a nada. Não pretendo uma revolução de pensamento. Não sou contra a elite. Nem sou contra os rebeldes. Ou os oprimidos. Ou quem tem poder. Ou quem não quer nada. Ou os oportunistas. Eu só não gosto de gente que não ouve a opinião dos outros e quem protege demasiadamente a sua própria.