O velho oráculo
Desde sempre , quando ainda criança, já dava pra se ver nele uma curiosidade acima da média. Era comum vê-lo por aí, sempre procurando com o olhar um lugar onde valesse a pena se fixar, ou alguém, que tivesse uma boa historia para contar. Na vida tinha que seguir seu caminho, acabou dentista, o que não deixou de ser uma promissora mina pra quem gosta de garimpar tantos os rasos quantos os profundos rios do ser.
Mas a curtição mesmo de doutor Antonio é chegar um pouquinho mais cedo no consultório, dar uma olhadinha na lista de pacientes do dia e começar o jogo que batizou de “tentar enxergar “; e as regras são simplesmente duas: a primeira é tentar descobri a essência que cada um traz em si ,e segunda, tentar pressentir os passos que ainda estão pra se seguir. Ora acerta, ora erra, afinal trata-se de um jogo onde o que importa não é apenas o resultado final, mas também cada mínimo lance no decorrer da partida.
Na verdade doutor Antonio tem um plano muito estranho, o que ele realmente quer é elaborar o mais completo mapa do comportamento humano, cruzar todas as variáveis, extrair todas as probabilidades.Ele tem, o grandioso intento, o de conhecer todos os segredos, reconhecendo a fonte que jorra todos os pensamentos.
As separações e uniões amorosas são para ele as mais fáceis de enxergar, até por que o amor (ou o seu fim ) é muito óbvio de se perceber, basta olhar e já se vê . É também especialista em diagnosticar grandes mudanças de vida, pois esses acontecimentos geralmente são bem perceptíveis, a causa seria a longa gestação que os precedem. Foi assim que ele já sabia que Kátia e Roberto seriam vencidos pela rotina, e sabia que Priscila trancaria a faculdade por um pouco de adrenalina. Assistiria o vôo do balde tempos antes que o pé de Sabrina o atingisse em cheio. Soube das futuras aventuras de doutor Saulo, e, soube também que dona Augusta a elas reagiria com dignidade e elegância..
Assim segue ele a jogar, a tentar enxergar, e para tudo isso, apenas um único sentido: um mergulho profundo nos mais diversos tipos de corações humanos, e,com esse conhecimento em mãos , ser capaz de saber o futuro... seria então ,finalmente, como um velho oráculo que nada mais teme, simplesmente porque nada mais lhe é estranho.