A JUSTIÇA E A PUREZA TÊM QUE EXISTIR DENTRO DE NÓS

Sinto-me constrangido quando tento entender os conceitos de justiças e injustiças . A própria natureza deixa –me deverasmente confuso,quando tento confrontá-la em seus vários aspectos.O mesmo para a natureza humana. Vejo no mundo, por exemplo, no campo político internacional que, apenas cinco países têm o direito de ditar os destinos de tantas centenas de outros países sem sequer dar chances a eles de decidirem, até pelos seus próprios erros.

Chego a acreditar que, a notoriedade é mais importante para os homens do que fazer a verdadeira justiça. No campo das injustiças chegamos à conclusão que, ser justo, é promover erros e não acertos, não importa a quem atingir, desde que se tire proveito dele.

O egoísmo do ser humano parece um fantasma que, assombra a humanidade, desde a época das cavernas, até os dias de hoje.Para o homem moderno,o seu “Eu” é mais importante do que o “Tu”."eles""nós"

Vivemos em um contexto de desigualdades tão gigantesco que, os conceitos de: respeito, direitos , deveres, ficam redondamente distantes uns dos outros e, a sociedade que deveria ser uma entidade comunitária, não passa de uma ilha específica, comum a grupos de indivíduos que, lutam só pelos seus interesses, onde existe a lei do mais forte em detrimento do mais fraco, sendo este último a maioria, deles, com a minoria de direitos e de justiças em todos os sentidos.

Vejamos no campo do trabalho por exemplo, onde um Fernando Henrique chamou os trabalhadores brasileiros de vagabundos, porque querem se aposentar cedo. Só que pessoas como eu, acima dos 50 anos de idades, têm sérios problemas para lograrem uma recolocação no mercado de trabalho. Vejo também a dificuldade do brasileiro para ter uma atendimento médico decente, educação decente, moradia decente, um sistema judiciário decente, uma polícia decente, e políticos decentes. A instituição Estado, no sentido legal da palavra precisa ser passado a limpo. A impunidade campeia a passos largos e tranqüilos e, nós, o povo, às vezes assistimos de braços cruzados, já que , quando podemos mudar este estado de coisas, através dos votos, apenas brincamos de votar , não analisamos , não exercitamos a nossa cidadania corretamente e, com a seriedade que lhe é devida.

Às vezes sinto-me individualmente um ser inútil. Como se fosse apenas um canto de galo; mas, se todos os demais cantos de galo fossem soados juntos ,em uníssonos, no maior número possível ,tenho a certeza plena de que o amanhecer deste país seria mais promissor, e com ele , o nosso futuro também. Odeio as injustiças, e os injustos mas, também odeio aqueles que não lutam pela justiça, como eu por exemplo. Lembro-me de um texto do Agostinho Neto, poeta que lutou pela libertação de Angola e que morreu assassinado. Assim diz a frase:” Mantivéramos nos firmes: no povo buscáramos a força e a razão. Inexoravelmente, como uma onda que ninguém trava, vencemos. Mas a lição lá está escrita, foi aprendida por nós. Não basta que seja pura e justa a nossa causa. É necessário que a pureza e a justiça existam dentro de nós. “

É realmente necessário que a pureza e a justiça existam dentro de cada um de nós, pois só assim, é que chegaremos a organizar uma sociedade mais justa e digna de nós mesmos.

Pensem bem nisto amigos!!!

Escrito por Joazinho de Dona Rosa.