POBRE DE NÓS!!!

POBRE DE NÓS!!!

Por que temos uma grande dificuldade em seguir normas de conduta e de respeito?

Ficamos calados quando devemos dizer, com licença. Nessa hora substituímos educação por estupidez. Na hora da gentileza oferecemos a ignorância e assim empurramos o respeito pelos mais velhos com a nossa insensibilidade. Aprendemos a agradecer, mas acostumamos tanto a só pedir que tal agradecimento caiu no esquecimento. Reclamamos de tudo, mas não contribuímos em nada para melhorar pelo menos as coisas que estão em nossa volta.

Temos o hábito de culpar os outros quando os erros são coletivos, mas quando temos que apontar, sempre desviamos do espelho. Afinal, fomos educados para negar os nossos deslizes. Somos mais que perfeitos, com certezas e verdades absolutas. Vivemos apontando as injustiças e abaixamos os olhos para não enxergar a fome condenando o vizinho próximo.

Temos sempre um conselho formado, mas não conseguimos estender a mão amiga para um pedinte de inclusão. Sabemos de cor e salteado os cifrões da ganância, mas não temos interesse em contar as estrelas do céu. Elas não vão dar lucros, pensamos. Lutamos tanto pelo amor, mas quando o temos, não sabemos como conquistá-lo diariamente. Discutimos ideais, mas não sabemos exigir os nossos direitos. Somos cidadãos, mas não estamos nem aí para a cidadania. Votamos porque é obrigado, escolhemos o que para nos é o melhor. Sabemos analisar muito bem a conduta do próximo, mas não sabemos nos corrigir quando erramos mais do que acertamos. Condenamos facilmente, julgamos e se possível damos a cadeira elétrica, esquecemos que com tal atitude poderemos cometer o mesmo crime.

Cuidamos muito bem do nosso carro, mas da nossa casa, a Terra, pra essa deixamos a nossa depredação. Cultivamos velhas amarguras, mas não sabemos plantar o amor.

Realmente temos uma dificuldade enorme de seguir a ética a conduta e o respeito. Pobre de nós!!!

MÁRIO SÍLVIO PATERNOSTRO