Descobrindo o equilíbrio
Notei na crônica de nossa colega, ótima cronista, Anita D Cambuim que os comentários demonstram visões diferentes de equilíbrio.
Já tivemos cantada em prosa e verso a decisão de Salomão ao ameaçar dividir uma criança ao meio para satisfazer supostas mães. História para demonstrar justiça, mas o que seria de um juiz, sem o equilíbrio.
Nas pequenas dúvidas da vida notamos a influência do equilíbrio e bom senso, e isso começa desde muito cedo. Quando menina, vesti uma blusa estampada e uma saia com estampa diferente. Minha mãe não me mandou tirar, mas observou que não havia equilíbrio, uma das peças deveria ser sem estampa. Aquilo foi uma lição curta e moderada para nunca mais esquecer. Além de modificar a vestimenta na hora, foi minha primeira profunda lição de como devemos pensar na vida.
Mais tarde, com os revezes da vida, passei a fazer mentalmente duas listas de importantes decisões para poder pesá-las, e apanhar de cada lista um dos itens para que minha solução fosse a mais equilibrada. Faço o mesmo ao responder uma pergunta séria e procuro manter equilibrada minha atitude bem humorada para não desagradar, com radicalismo, quem tem postura diferente.
Nunca mais fui a menina que queria sair com roupa de duas peças do mesmo lado da balança.
“Se colocarmos uma vela acesa num lugar sem ar, ela apaga. Se colocarmos num lugar com muito vento, que é ar em movimento, ela também apaga.
O mundo é regido pelo equilíbrio.”
(Richard Lima)