Escola: o lugar certo para se educar
A idéia principal que nos vem à cabeça quando pensamos sobre um lugar certo para educar pessoas é a: Escola!!!
Muita gente, ainda hoje, acredita nisso, inclusive dentro de escolas da rede pública aprendemos que o educar eleva as pessoas há um patamar de cortesia e aceitação numa sociedade.
Qualquer escola, mesmo nos ambientes mais pobre e dificeis, pode se tornar uma escola que é o lugar certo para se educar...
Para isso, basta que reconheçam e admitam que a eficiência da escola pode ser conseguida, através do esforço e da mobilização dos profissionais, associaos à educação.
A escola possui um projeto, um programa que é compartlhado por todos e implementado, através das atividades que acontecem dentro ou fora da sala de aula.
Tudo na escola que educa é educativo e contribui para os objetivos educacionais.
A autonomia da escola que educa, também caracteriza uma elevada ambição: a escola não se contenta com objetivos genéricos e medíocres!
Ao nos colocarmos no lugar do outro para tentar entender seu ponto de vista, fica mais fácil compreender e aceitar as diferenças culturais, raciais, sociais, intelectuais ou afetivas que fazem parte do convívio humano.
E, a educação é uma ferramenta fundamental nessa troca de papéis...
Na escola , a surpresa aparece ao detectarmos uma presença marcante nas trocas de cortesias entre os amigos que ali convivem...
Educar para essa troca é um verdadeiro exercício de cidadania que pode mesmo levar uma vida inteira.
Mas, não podemos desistir de nossos objetivos de educar as nossas crianças, nossos jovens e nossos adultos, num proceso de construção para um mundo melhor e mais digno de ser vivido por todos.
O que está envolvido nesse processo é a construção de uma identidade, o desenvolvimento do senso de valor e, sobretudo, uma constante tomada de consciência.
Sabemos que cada visão é única, mas não podemos é perder o interesse na aprendizagem de cada indivíduo, de acordo com a sua realidade.
E, o melhor é que aprendem desde cedo com o exercício do direito e do dever a ser cumprido para todos numa sociedade.
A época do jeitinho brasileiro tem que acabar definitivamente...
E, isso só será possível, se criarmos indivíduos fortes com conceitos de honra, moral e ética e, assim vislumbraremos para uma mudança radical no nosso país!!!
É um processo demorado, mas temos que acreditar e dar o primeiro passo!