EGOCENTRISMO

EGOCENTRICO – que tem por centro o próprio eu; atitude intelectual daquele que tudo refere ao próprio eu. (segundo verbetes do Dicionário Brasileiro Globo).

Para se viver em comunidade, temos que em primeiro lugar, nos despirmos de todas as nossas vontades e, principalmente, vaidades. Se a pessoa não consegue se desligar dos desejos mundanos, pode voltar para casa e prosseguir a sua rotina do “eu sou mais eu”.

Quando a pessoa é egocêntrica, ela não consegue ver nada do que passa ao seu redor, como as cavalgaduras, que tem de usar antolhos para seguir o seu caminho. O egocêntrico não desenvolve o que nós chamamos, vulgarmente, de “visão periférica”.

Esse tipo de pessoa está sempre acima de todas as coisas. Porém, a realidade é bem outra: quanto mais se sente auto-suficiente, da mesma forma vai se isolando dos outros, até se tornar um grande solitário, desfilando no famoso bloco do “Eu sozinho”.

A vida em comunidade exige muitas coisas, entre elas, a entrega total no cumprimento das tarefas e, acima de tudo, o companheirismo. Quando se trata de uma comunidade de cunho religioso, como a “Amor Incondicional”, existe ainda outra entrega, a melhor de todas: a DEUS, nosso grande Pai Celestial.

Quem está na Comunidade Amor Incondicional, tem que aprender, no menor espaço de tempo possível, a servir em primeiro lugar a DEUS, em seguida, ao seu próximo, para depois, só depois, começar a pensar em sim mesmo.

Se você já conseguiu, parabéns!

Se você está lutando para chegar lá, um conselho: continue, pois acabará conseguindo!

Se você ainda reluta, somente uma atitude pode mudar seu proceder: entregue-se a DEUS e peça que ELE te ilumine e o ajude a alcançar o caminho da vitória, ou melhor, do companheirismo da comunidade!

José Aresta
Enviado por José Aresta em 02/06/2010
Código do texto: T2294745
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.