Paralelos que se cruzam
Crise mundial, inflação, bolsa de valores fecha em baixa, violência, divórcio, stress, desemprego, depressão. A sociedade moderna está tencionada a se auto sufocar e as tecnologias que sempre surgem pra suprir antigas carências acabam por gerar novos problemas e nós máquinas orgânicas e sentimentais pagamos o preço do desenvolvimento.
Como viver em uma sociedade que aumenta as metas na velocidade e proporção com que são superadas? Muitos simples, greve! Vamos todos aderir a uma paralisação, pais de família, professores, avós, esqueçam essa história de educar seus filhos, a grande maioria deles vai se perder, nas drogas, violência, prostituição, tráfico, de nada adianta o esforço de vocês, o negócio é construir cadeias, sim pois lá todos terão educação, saúde, alimentação adequada, ambientes arejados, incentivo ao desenvolvimento profissional, uma maravilha.
Vejam bem, é uma ilusão dizer que a solução para os problemas do Brasil está somente fixado a educação, precisamos de um sistema integrado de políticas publicas que visem à melhoria do bem estar social, enfin, poderia ficar aqui citando empreendimentos e projetos gastos de tanto serem repetidos, no entanto nada é feito, na hora de votar o orçamento participativo onde às pessoas da comunidade decidem onde vai ser investido o dinheiro, preferem ficar em casa assistindo a novela e “viver a vida” numa boa sem responsabilidade, claro é muito mais fácil reclamar e tachar os políticos de corruptos, ladrões, quando se tem uma TV de LCD de 42 polegadas e um belo confortável estofado.
Por mais que isso venha a contradizer todos os meus conceitos em relação e esse assunto, mas os políticos têm que roubar mesmo, pois a população não está nem ai com a falta de água no sertão, com as tempestades no sul, está interessada e preocupada em saber se o Fabio Assunção se recuperou do “uso de entorpecentes”.
E a distinção que fazem do que aparece na TV e do que acontece no dia-a-dia. Achamos lindo o relacionamento do casal protagonista da novela, mas condenamos veemente a filha da vizinha que saiu com um cara dez anos mais novo, chamamos de drogados os roqueiros e aclamamos por cadeia, no entanto admiramos a recuperação do galã bonitão e torcemos pela sua volta.
Paralelos que se cruzam e me fazem pensar, que realidade é essa? As pessoas realmente sabem o querem para a sua vida ou simplesmente seguem uma linha mestra, sem saber os motivos de quem a traçou? Medo? Insegurança? Comodidade? Não, nem pensar isso são sentimentos que resguardamos aos infantis e loucos, somos adultos, independentes, temos ordem e poder sobre nossas decisões, não é mesmo?