O que desenha para o país à nova legislatura. 

     Tenho sentido uma verdadeira ressaca dos políticos que fazem oposição ao Lula. Como as pesquisas acabam direcionando à ele como possível presidente, percebemos um clima de tristeza e indignação daqueles que são desfavorável a sua reeleição. 

     Vejo isto com certa preocupação, um futuro negro que será seu mandado caso de fato se comprove as pesquisas. Embora, temos que aceitar o direito do povo se curvando a voz da sociedade através do voto, isto não tira ou muda o pensamento, o discurso de muitos políticos e da sociedade de um modo geral. Embora, Lula possa ter mais 50% dos votos dos eleitores seus aliados devem fazer entre 30 a 40 % no máximo de parlamentares. 

     Tudo leva a crer que o Congresso Nacional passará por uma profunda mudança, e vários dos políticos corruptos não devem se eleger. Esta base que o governo construiu através da corrupção será desmontada e haverá uma oposição sistemática, e isto, certamente, produzirá um governo paralisado, sem representatividade, ocorrendo um grande paradoxo, um governo legitimado pelo povo e ao mesmo tempo rejeitado por ele ( povo) partindo do principio que o congresso também é a voz e representa o povo. 

     O sistema político brasileiro passa pelo executivo e legislativo, isto é, o executivo precisa do legislativo para governar, caso não tenha o apoio o executivo não passa de mero formalisador e suas atribuições se limitam em demasia. 

     Durante todos os escândalos que ocorreu nesta gestão houve até o pensamento de se pedir impeachment do presidente, porém, isto somente não ocorreu porque o congresso não tinha moral para realizar o processo por estar envolvido até o pescoço neste lamaçal. Também não houve por a oposição acreditar que Lula não se reelegeria, evitando um novo desgaste para a sociedade como aconteceu com Fernando Collor. O impeachment é um processo muito dolorido para a sociedade. 

     Nesta nova legislatura caso se comprove uma mudança radical de vários deputados, o governo terá muita dificuldade de construir uma base de sustentação, pelo contrario, haverá uma base muito forte de oposição e de parlamentares mais éticos que certamente não venderão sua ética podendo em qualquer deslize do governo federal pedir seu afastamento do cargo. 

     Infelizmente, se desenha quatro anos de extrema angustia e atraso para Brasil e quadros ainda mais graves de possibilidade até mesmo do governo não chegar ao fim de seu mandato. Pois, é notório que todos os parlamentares que mantiveram na oposição durante este mandato deverá se reeleger, somando aos que entrarão e ainda ciente que a oposição aumentará sistematicamente em todo o país desde os governos estaduais e as bancadas legislativas.
Ataíde Lemos
Enviado por Ataíde Lemos em 31/08/2006
Reeditado em 31/08/2006
Código do texto: T229288