QUAL É O BEM SUPREMO DA VIDA?
 
 
 

Um poeta para cada momento e o meu momento pede Quintana por ter dito: “que importa restarem as cinzas se a chama foi bela e alta?”

 
Que assim seja. Enquanto isso  vamos aproveitar o tempo e “arrancar da alma os bocados precisos”. Pessoa que o diga. Não, hoje não, melhor deixar a minha alma quieta, que eu siga o caminho da minha praia. Filosofemos . E que venha a pergunta das perguntas. Convenhamos... se Aristóteles chegasse até nós e lançasse a pergunta: Qual é o bem supremo da vida? Seria um mero axioma se fosse respondido que a felicidade é o bem supremo da vida? Talvez ... como bom filósofo que era, Aristóteles exigiria uma descrição mais clara da natureza da felicidade e da maneira de atingi-la e nos faria entender que o mais nobre auxilio externo para a felicidade é a amizade e que ela é  necessária , pois a felicidade se multiplica ao ser compartilhada, e nos faria entender que a amizade é mais importante que a justiça, “ quando os homens são amigos, a justiça é desnecessária” e “que um amigo é uma alma em dois corações”.
 
Sim...  um amigo é uma alma em dois corações... Quem há de duvidar disto?
 
 
 
 
 
Zélia Maria Freire
Enviado por Zélia Maria Freire em 01/06/2010
Código do texto: T2292573
Classificação de conteúdo: seguro