Ás voltas
          com os astros


     1. A Astrologia vem, cada vez mais, me encantando. Já toma boa parte do meu tempo.  Logo eu, que sempre zombou dos astrólogos, achando-os chatos; profetas de meia-tigela; mistificadores. Enganei-me: eles têm valor e méritos.
     2. De uma hora para outra, passei a ler horóscopos! Até os publicados nos jornais que, segundo as más línguas, carecem de credibilidade. 
     3. De repente tornei-me admirador do profeta Michel de Notre-Dame, o nosso Nostradamus. E tenho me esforçado para conhecer tudo o que se diz e o que se escreve sobre os doze signos do zodíaco.
     4. Creio que este meu súbito interesse pela Astrologia decorre da minha convivência com amigos que são cobras em horóscopo.  Eles sabem que fulana é assim porque é de Gêmeos; que sicrana é assim porque é de Sagitário; que beltrano é daquele jeito porque é taurino.
     5. Chegam ao extremo de só saírem pro trabalho depois de consultar seu mapa astrológico.  Creem, piamente, que os astros são responsáveis por tudo o que de bom e de ruim lhes pode acontecer na vida. 

     6. Como não acreditava em horóscopo, nada, ou quase nada, sabia sobre meu signo. Ouvia de astrólogos que eu era um pisciano típico. - "Você é assim, você é assado porque você é de Peixes."  Escutava-os com indisfarçável tibieza.
     7. Eu tinha razões de sobra para lhes não dar crédito. Fazia demoradas autocríticas, e em apenas uma coisa me identificava com os peixes, ou seja, morria pela boca: comia o que não podia e falava o que não devia.
     8. Acreditem: agora, antes de sair de casa, dou uma discreta espiada no meu horóscopo.  Ele, muito generoso, sempre me diz que o meu dia será maravilhoso. Meus dias, de fato, quase sempre são maravilhosos.
     9. Quero deixar claro, que não foi porque enxotaram Plutão do Sistema Solar que decidi, com tanto entusiasmo, envolver-me com os planetas, cometas, estrelas e outros astros que povoam o insondável espaço sideral.  
     10. Li o que, até agora, foi publicado sobre a expulsão desse planeta. Ainda não me convenci se devo riscá-lo, definitivamente, do mapa celestial que recebi da minha primeira professora de Geografia. Acharam logo de bulir com o frágil Plutão, um planeta distante, silencioso, inofensivo... 
     11. Os amigos do signo de Escorpião devem estar p. da vida. Com a expulsão de Plutão do Sistema, eles acordaram sem seu planeta regente.
     
12. Espero que não mexam com Netuno. Se tentarem tirar-lhe o status, sairei em sua defesa com as armas de um pisciano corajoso e convicto.  Ele é o planeta regente da galera de Peixes. 

     
   

  
Felipe Jucá
Enviado por Felipe Jucá em 30/08/2006
Reeditado em 28/10/2020
Código do texto: T228915
Classificação de conteúdo: seguro