AVESTRUZ OU URSO POLAR?

Somos quase 7 bilhões de pessoas no mundo. Seres individualizados, diferenciados, personalizados. Cada um pensa, sente e age a sua maneira. Numa mesma situação não existem duas reações totalmente idênticas. No entanto, praticamente todo ser humano passa por períodos de baixa emocional, de melancolia, de angústia.

Por vezes a melancolia se instala sem causa aparente. Não escolhe hora, nem lugar. Podemos estar eufóricos e, num repente, uma dor profunda, uma angústia se instala no peito. É nossa alma que anseia livrar-se dos grilhões que a aprisionam ao corpo e às obrigações da matéria. É a necessidade de libertar-se dos aguilhões ferinos que nos impõe a vida terrena. O espírito sensível se ressente da dureza do mundo. As aberrações humanas perturbam nossa paz interior de tal maneira que, muitos dias, preferiríamos ser uma avestruz, para enterrar a cabeça num buraco e não ouvir, não ver, não falar. Ou ser um urso e hibernar na busca de sossego e paz.

O silêncio é necessidade vital na vida humana. Vivemos um processo estridente e barulhento, visualizado demais. Somos constantemente agredidos por sons e imagens perturbadoras, que estressam o físico e se refletem na alma. O bombardeio diário de informações, fatos e notícias calamitosas contaminam nossa mente e a tristeza toma conta de nós. Daí a melancolia. Daí a vontade de alçar vôo e pairar acima das mazelas humanas. Daí a vontade de ter "uma casinha branca de varanda, um quintal e uma janela para ver o sol nascer".

Assim, por mais diferentes que sejamos, todos nós, seres racionais, passamos por experiências e estados de espírito semelhantes. O que difere é a maneira de reagirmos. Não sei como reagem vocês. Quanto a mim, tenho sim, nessas horas, vontade de ser uma URSA POLAR!

Ih! Esqueci que detesto frio...

Giustina
Enviado por Giustina em 30/05/2010
Reeditado em 14/02/2014
Código do texto: T2288383
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.