SERMÃO SOBRE A JUSTIÇA

Prezados irmãos e irmãs, hoje discorrerei sobre um assunto que não possui datas especiais embora tenha, talvez, a maior relevância na vida de todos os homens na face da terra,tanto nas sociedades civilizadas,quanto nas sociedades gentis,desde os primórdios da humanidade.O assunto em pauta é muito especial tendo em vista que, é através dele que, cada indivíduo dentro do contexto social, tem o norteio que, estabelece para cima ou para baixo,o direito,o seu direito de cidadão. A palavra chave é “Justiça”.

Exordialmente ,verificaremos o significado da palavra justiça:

Virtude moral pela qual se atribui a cada individuo o que lhe compete praticar a justiça - Conformidade com o direito:ter a justiça ao seu lado - Ação ou poder de julgar alguém punindo ou recompensando:administração da Justiça – Conjunto de tribunais ou magistrados – Ato de justiça, ação justa ,digna e merecida – Fazer justiça, dar a cada um que lhe é devido; punir ou premiar o que deve ser punido ou premiado – Fazer justiça com as próprias mãos ,vingar-se por si de um crime ou desdita que, caberia à justiça – Justiça social expressão adotada pelos economistas que, consideram ser o objetivo da ciência econômica não somente descrever fenômenos das riquezas, mas sugerir a sua distribuição de acordo com critérios morais – Justiça histórica é a que corrige desmandos cometidos através dos tempos, como por exemplo, a questão dos afro-descendentes. Moral: Conjunto de regras de condutas desejáveis num grupo social – Lei: Regra prescrita por autoridade soberana– Legislar: Formular, estabelecer, determinar(Leis, regras, princípios) – Julgar: Tomar decisões sobre algo. – Juiz: Quem tem a autoridade pública para julgar na qualidade de administrador da Justiça do Estado – Defensor: Aquele que defende(advogado) – Acusador: Aquele que acusa representando o ministério público.(promotor) – Isonomia: Estado dos que são governados pelas mesmas leis – Direito, princípio constitucional que garante igualdade a todos perante às leis – Ética do grego: Ethike, moral, pelo latim, ethica. Parte da filosofia que aborda os fundamentos da moral.

Spinoza em sua obra discorreu sobre cinco assuntos: a) Sobre Deus a)Sobre a natureza e a origem do espírito.c) Sobre a origem e a natureza dos sentimentos. d) Da servidão humana ou das forças dos sentimentos. e) Sobre o poder do entendimento ou a liberdade humana.

No Corpus de Aristóteles , a felicidade é posta como um meio termo entre dois extremos: as noções de voluntário e involuntário permitem compreender a natureza própria da virtude.

Citarei alguns versículos que mencionam a justiça no conceito bíblico e, a seguir ,mencionarei um texto do Einstein e do Joazinho de dona Rosa.

2º Pedro 3:13

Nós, porém, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e uma nova terra, nos quais habita a justiça.

1 Pedro 3:14

Mas também, se padecerdes por amor da justiça, sois bem - aventurados. E não temais com medo deles, nem vos turbeis;

salmos 45-7

Tu amas a justiça e odeias a impiedade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria mais do que a teus companheiros.

Proverbios 21:3

Fazer justiça e juízo é mais aceitável ao SENHOR do que sacrifício.

As rapinas dos ímpios os destruirão, porquanto se recusam a fazer justiça.

Provérbios 29-4

O rei com juízo sustém a terra, mas o amigo de peitas a transtorna

Provérbios 31-9

Abre a tua boca; julga retamente; e faze justiça aos pobres e aos necessitados.

Isaias 28:17

E regrarei o juízo pela linha, e a justiça pelo prumo, e a saraiva varrerá o refúgio da mentira, e as águas cobrirão o esconderijo.

Mateus 5:10

Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;

Mateus 12:20

Não esmagará a cana quebrada, e não apagará a torcida que fumega, Até que faça triunfar o juízo.

Athos 10:35

Mas que lhe é agradável aquele que, em qualquer nação, o teme e faz o que é justo

Athos 17:31

Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos.

Salmos 82 2-4

Até quando julgareis injustamente, e aceitareis as pessoas dos ímpios? (Selá.)

Fazei justiça ao pobre e ao órfão; justificai o aflito e o necessitado.

Livrai o pobre e o necessitado; tirai-os das mãos dos ímpios.

O Senhor não deixa o justo passar fome, mas rechaça a aspiração dos perversos.

Romanos 1;17

Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé.

(......Recuso-me a crer na liberdade e neste conceito filosófico.Eu não sou livre e sim às vezes constrangido por pressões estranhas a mim, outras vezes por convicções internas. Quando jovem fiquei impressionado pela máxima de “Schopenhauer” O homem pode,é certo, fazer o que quer ,mas não pode querer o que quer; e hoje diante do espetáculo aterrador das injustiças humanas,esta moral me tranqüiliza e me educa. Aprendo a tolerar aquilo que me faz sofrer. Do livro Como Vejo o Mundo.)

(.......odeio as injustiças, e os injustos ;mas, também, odeio aqueles que não lutam pela justiça,como eu por exemlpo. Lembro-me de um texto do Agostinho Neto, poeta angolano e que lutou pela libertação de Angola e, morreu assassinado. Assim diz a frase:” Mantivéramos - nos firmes: no povo buscáramos a força e a razão. Inexoravelmente, como uma onda que ninguém trava,vencemos. Mas a lição lá está escrita, foi aprendida por nós. Não basta que seja pura e justa a nossa causa. É necessário que a pureza e a justiça existam dentro de nós. “

É realmente necessário que a pureza e a justiça existam dentro de cada um de nós, pois só assim é que chegaremos a organizar uma sociedade mais justa e digna de nós mesmos...)

Caros irmãos e irmãs, com base no O Espírito das Leis de Montesquieu, a justiça deve ser independente de qualquer outro poder constituído. Pergunto se aqui no Brasil, no contexto da isonomia como foi dito lá atrás se existe justiça igualitária para todos os brasileiros?Modifico a pergunta. Todos os brasileiros independente do poder econômico, tem acesso igualitário à Justiça, e o mesmo tratamento? A minha resposta é não. E a sua resposta,qual seria? Nós temos vivenciado neste nosso país que, o direito à boa educação, saúde, moradia, segurança e outros fatores mais, que são obrigação do Estado, não chega universalizada para toda a população brasileira, ou melhor, está muito distante disto. No campo da justiça idem. Os bem afortunados e, os que possuem recursos para constituírem bons advogados, conseguem lograr êxitos no judiciário e, os menos afortunados acabam possuindo o caminho mais longo para a obtenção destes mesmos êxitos,quando conseguem,é claro!

Citei lá atrás que,o legislador é o que elabora as leis e, no Brasil, na maioria das vezes, as leis são criadas para benefícios próprios. As brechas deixadas na maioria delas favorecem em demasia os bem afortunados, que podem contratar os melhores advogados. Existe uma máxima dita na sociedade: A polícia prende e, a Justiça solta. Isto não é verdade. A Justiça cumpre o que a lei determina, portanto,quem solta é a lei e não a justiça e é esta mesma lei que determina o estado de impunidade que passa para nós os cidadãos comuns.

É por isso que mencionei o conceito de ética e moral. Se faz necessário que,o poder legislativo que, elabora as leis e o executivo, que as sanciona, sejam compostos de homens que possuam a moral e a ética em seus perfis, para que se façam leis mais justas e corretas, para a correção dos desmandos e distorções praticadas na sociedade no que tange a fazer a justiça. Existe sim uma diferença em fazer justiça e aplicar a lei . Por exemplo, em um júri popular, o que mais está em jogo são as performances dos advogados de defesa e promotores de justiça; o êxito das investigações e das perícias técnicas. A briga pela notoriedade é mais forte do que a de se fazer justiça propriamente dita. Isto ficou bem claro nos caso dos Nardones. Nós sabemos que as perícias técnicas e científicas são quase que, cem por cento corretas. Mas também sabemos que provas podem ser induzidas para condenar alguém ou não, bem como, os indícios podem levar para o caminho errado ou não. E tem a questão das testemunhas, que muitas vezes são induzidas ao erro ou, na pior das hipótese, caírem em contradição, e a questão emocional poderá sim, influenciar os jurados. E é neste ponto que, pelas evidências, o Juiz condena o réu. Se inocente aplicou-se a lei mas não a justiça; se culpado,aplicou-se a lei e fez-se a justiça. E o mesmo se aplica ao inverso.

Prezados irmão e irmãs, cabe a nós cidadãos brasileiros, lutarmos para que se possa aproximar a Justiça para todos, e que ela também seja justa. Para isso é necessário que se crie leis justas. O símbolo da Mulher com os olhos vendados, não se aplica mais ao mundo de hoje.A maioria das pessoas cegas ouvem e falam. A cegueira não é mais empecilho para o mundo de hoje. Isto prova que há sim uma tendência para que lado se quer ouvir e falar. A balança sempre pende para o lado mais forte em algunmas vezes. Então lutemos para que o significado da palavra isonomia, seja cumprido integralmente, para que haja verdadeiramente justiça para todos e, que também, sejamos justos para com os nosso semelhantes, e as pessoas que estão próxima de nós. Vamos utilizar o nosso voto como arma poderosa para que se estabeleça a justiça em todos os sentidos, verdadeiramente neste país. Vamos escolher candidatos que tenham a ética e a moral como princípio básico em suas vidas, publica e privada, para criarem leis que favaoreçam a todos, e não a poucos cidadãos.Que a isonomia seja cumprida integralmente.

Vão com Deus,e reflitam bem no verdadeiro sentido da palavra "Justiça" e que ela seja o norteio de suas vidas,das nossas vidas, tanto em casa, como na comunidade em que vivemos. E isto só depende de nós para para estabelecermos esse viés.

Tenho dito.

Por Deífico colaborador do Blog Lírio Urbano.