O Preconceito da Ociosidade

Há pessoas que, mesmo já tendo alcançado o tempo de contribuição à Previdência e idade para aposentar-se, ainda têm medo da pergunta: “o que você está fazendo agora?”

Sentem-se na obrigação de arranjar outro trabalho, mesmo que não seja para a complementação de seus proventos. Apenas para não sentir-se na ociosidade, como se não existissem outras formas de atividade.

Não temos culpa se desde 1934 foi criado o Instituto da Aposentadoria no Brasil, através do Decreto 24.273, de 22 de maio daquele ano. Para conseguir a liberdade de poder fazer o que mais quero, trabalhei por mais de 35 anos, contribuí para a Previdência Oficial e, por menor tempo, para uma Previdência Privada, hoje considerada a maior da América Latina. Mas nem por isso fui sentar-me numa cadeira de balanço “esperando a morte chegar”. Também não fui dizer: “já que estou aposentado eu quero me desprofissionalizar.”

Fui estudar inglês, informática e depois voltei à Faculdade, como forma de atualizar-me, uma vez que não podemos ficar fora dos avanços da modernidade. Mas, compromisso com novo trabalho, nem pensar. Só comigo mesmo. Foi graças a essa atitude que hoje faço parte do Recanto das Letras, que se constitui numa grande rede cultural, que me incentivou à leitura de livros que antes apenas enfeitavam a minha estante. Dizia eu que não tinha tempo de ler, levado pelos inúmeros afazeres da responsabilidade profissional. Agora, portanto, é hora de aproveitar esse tempo que muitos chamam de “ociosidade”. Reproduzindo um antigo slogan da Globo que dizia, “quem lê sabe mais, quem lê o Globo sabe muito mais”, numa referência ao seu jornal, posso também dizer que quem aderiu à Internet e ao Recanto das Letras também sabe mais. Lamentável é ver muita gente que se aposentou e tem até medo de chegar junto ao computador. Com certeza, os nossos Recantistas não fazem parte desse time. Portanto, não estão na ociosidade.

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 27/05/2010
Reeditado em 27/05/2010
Código do texto: T2282987
Classificação de conteúdo: seguro