GOLEIA BRASIL, NO JOGO DAS VAIDADES:
"LULA ENCANTADO" VERSUS "DUNGA ZANGADO":
Ainda há pouco ao abrir o meu PC, deparei-me com a capa de rosto do Yahoo, aonde o craque de futebol Neto, ali deixa o seu comentário a respeito dum encontro que o nosso presidente "Lula Encantado" teve com, o não menos nosso, técnico da seleção brasileira de futebol, o "Dunga Zangado".
Neto exprime sua impressão a respeito da frieza com que Dunga teria cumprimentado o chefe da Nação.
Nesse episódio, parece que política e futebol sequer se dão as mãos.
Mas será mesmo? Sigamos no meu texto.
Coincidentemente à pauta que li, eu pensava em escrever sobre a sensação de alegria epidêmica que contagia o Brasil nesse momento de Copa Mundial de Futebol, e da qual também faço parte, visto que como Brasileira torço pelo País em todos os seguimentos de sua atuação como Nação.
Mas é claro que a alegria futebolística não me impede de raciocinar.
Trazer mais um título de campeão mundial para o país extrapola as linhas da demarcação social para esbarrar em todas as linhas de demarcação política.Tal fato é nítido!
E caso a vitória da copa seja nossa, e oxalá nos seja!, com toda a certeza Nosso chefe maior trará a si a grandeza do evento, como de praxe, já que o eleitor não consegue muito bem separar um feito dos demais feitos...nem sempre tão bem feitos assim.
Bem, como ali no Yahoo havia a possibilidade de interagir com Neto no que diz respeito ao seu texto, deixo aqui publicado um mail que lhe enviei, para compartilhar minha opinião com os demais escritores deste site.
E que Deus nos ajude nessa nova empreitada de futebol, embora eu perceba que nossas prioridades atuais "de gols", sejam bem outras, acrescentando que um golaço político é o que deveras tem forte impacto nas nossas vidas.
****
OLÁ NETO, BOM DIA:
LI SEU COMENTÁRIO NA PÁGINA DE ROSTO DO YAHOO.
DE FATO, HJ EU ACORDEI PENSANDO EXATAMENTE NOS DOIS ASSUNTOS APARENTEMENTE INDISCUTÍVEIS:
POLÍTICA E FUTEBOL.
E PENSEI EM ESCREVER SOBRE ATÉ QUE PONTO OS DOIS ASSUNTOS SE TOCAM NUMA FIGURAÇÃO ANALÓGICA.
POIS BEM, VEJA, AMBOS OS PERSONAGENS DO SEU TEXTO SÃO "COACHS": UM DO PAÍS, O OUTRO DA SELEÇÃO.
AMBOS CARREGAM EXPECTATIVAS DUM POVO SEDENTO POR TUDO, NO QUAL UMA VITÓRIA, ESPORTIVA OU SOCIAL , PUNGE COM TOTAL FORÇA AMORTECEDORA DAS TANTAS TENSÕES SOCIAIS MASCARADAS, NUM ANO DE COPA E DE ELEIÇÃO PRESIDENCIAL.
AMBOS VAIDOSOS, AMBOS NOS PASSAM A SENSAÇÃO DE QUE TÊM O TOTAL CONTROLE DAS SITUAÇÕES.
POIS BEM, PENSO QUE AS DUAS POSTURAS SÃO IGUALMENTE PERIGOSAS.
ESTENDO SUA CONCLUSÃO, A MEU MERO VER, À POSTURA NARCISISTA DO NOSSO CHEFE DA NAÇÃO, E AINDA CONCLUO QUE, SE O PAÍS SE UNISSE PARA RESOLVER SEUS GRAVES PROBLEMAS SOCIAIS E POLÍTICOS, DA MESMA FORMA E COM A MESMA ENERGIA QUE NOS MOTIVAM PARA O FUTEBOL, SERÍAMOS CAMPEÕES DO MUNDO...EM CIDADANIA.
UM GRANDE ABRAÇO
MARIA VIRGINIA.
Goleia Brasil! Nossa rede é bem outra!