Tudo passa!
Recordo-me como se fosse hoje, o dia que uma gerente que eu tive numa das empresas que eu trabalhei, nos convocou para uma reunião a fim de tratar de corte de pessoal. Ela reuniu as cabeças pensantes do nosso núcleo e expôs que era uma situação sem adendos e flexões. No nosso grupo de trabalho, eram cerca de duzentos funcionários e noventa e oito por cento, eram homens com mais de trinta anos de idade e com pouca escolaridade. Ela deveria fazer um corte na casa de vinte por cento do pessoal. Eu pude ver a tensão que a responsabilidade exigia e o quanto foi difícil para cada um opinar a respeito de quem seriam os desligados.
Durante aquela reunião, ela expôs sua experiência de vida e falou que já tivera passado por aquilo, sendo que sem ter o poder de demitir e sim o de ser demitida. Ela contou que foi num momento em que ela estava separando-se e que proporcionou vários transtornos em sua vida. Após todo aquele relato, ela disse uma coisa que ouvi atentamente: “Isso é algo que quem não passou, ainda vai passar”.
Alguns anos se passaram e eu estive na mesma situação daqueles empregados. Era um momento que eu julgava ser o de ascensão, afinal de contas, eu tinha comprado o meu primeiro carro, estava na faculdade, liderava uma grande equipe. Mas, o castelo ruiu.
Foi uma fase de transição muito conturbada e que eu julgava que não teria fim. Busquei um outro emprego que não me satisfez financeiramente e fui vendo a necessidade de me desfazer de alguns supérfluos. Quem me dera que na minha vida, só tivesse tido essa fase ruim! Muitas outras adversidades já sofri: já imaginei, como qualquer outro mortal, ter encontrado a pessoa certa para eu viver a minha vida e vi o relacionamento terminar; já tive que sair de casa antes das seis da manhã para fazer um curso de inserção no mundo do trabalho, fazer o estágio e depois ainda fazer as aulas do ensino médio – eram dias pesadíssimos, mas que me fizeram crescer; já tive algumas posses que tive que me desfazer ou buscar um outro desfecho, entre várias outras coisas.
A última grande adversidade que tive na minha vida, mas não me engano que será a derradeira, foi a de, no domingo do dia das mães deste ano, ter quebrado o tornozelo de uma maneira surreal. Anteriormente, eu nunca tinha nem tomado ponto e contava nos dedos as vezes que havia entrado num hospital, mas tive que me submeter a uma intervenção cirúrgica.
Mas, nada disso me levou à depressão. Pelo contrário, continuo aqui batalhando pelos meus objetivos e acreditando que vou alcançá-los.
O que temos que tirar de tudo isso é a lição do aprendizado. Saber que a vida tem altos e baixos e que devemos nos preparar para enfrentar as adversidades que ela nos proporciona. Se pararmos para lamentar e ficarmos remoendo o que deu errado, nada mudará. Talvez só estaremos nutrindo um sentimento ruim para o nosso próprio interior.
Se um relacionamento anterior foi desgastante ou não deu certo, vou investir com mais ímpeto no próximo. É errado ter medo do amor. Se tivermos que nos adequar a um momento financeiro difícil, isso quer dizer que temos que estar dispostos a lutar em dobro por aquilo que queremos conquistar. Se uma doença ou causa física nos acomete, não há nada além de seguir o tratamento a fazer.
Eu tenho aproveitado esse tempo de recuperação para fazer uma análise introspectiva, de modo que os dias maus não são para serem contados, mas para que sirvam de sinal que os dias bons hão de vir. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã. Deus alimenta os pássaros que não semeiam, veste os lírios que são queimados e nos adverte que não podemos acrescentar nada a nossas vidas com nossa ansiedade.
Devemos ter uma expectativa positiva para nossas vidas, porque não podemos desistir de lutar diante das calamidades, não podemos deixar de sonhar se algo saiu fora do planejado. É hora de reaver os compassos de nossas vidas e retomar o curso da vitória.
Porque se estivermos passando por problemas, temos que saber que isso não é permanente e que a nossa cabeça tem que estar erguida, de modo que possamos ver um novo horizonte adiante.
A história contemporânea narra a saga de vários homens que tiveram seus negócios arruinados e hoje são grandes empresários, de vários homens que se encontraram diante de verdadeiros abismos e encontraram soluções para suas vidas. Mas, as coisas mudaram com eles não porque eles têm mais dotes do que nós. Isso aconteceu para que sirva de exemplo a todos nós que como eles venceram, nós também podemos vencer. Afinal de contas, tudo passa!