A copa do mundo é nossa!

Às vezes me pego questionando-me onde vamos parar.

Outro dia, vi no jornal uma notícia que me deixou sem palavras. Simplesmente não me vinham idéias para comentá-la, ou sequer, descrever o sentimento que o fato noticiado causou-me.

Acalme-se o curioso leitor que de nada de bom se trata este fato.

O fato é que, durante uma liquidação, em um desses confusos e contemporâneos finais de semana, aqui em meu estado, as ofertas divulgadas na mídia por uma loja de eletros, atraíram tantas pessoas, que antes mesmo que a dita loja abrisse suas portas, a multidão de consumidores descontrolados derrubou as grades do estacionamento, passou por cima dos portões de alumínio e, atropelando os quarenta seguranças do local, invadiu o estabelecimento em uma fúria tão indescritível que doze pessoas tiveram de ser hospitalizadas e uma chegou a morrer em decorrência de um traumatismo craniano.

Presenciamos, através deste acontecimento esdrúxulo - de pessoas madrugando e se aglomerando em frente a um estabelecimento comercial, que nada mais é do que o símbolo de um consumismo irracional de produtos eletrônicos, os quais, grande parte das vezes, nem sequer são necessários ao nosso dia a dia - uma pequena, porém preocupante ilustração da rota que vem sendo seguida por nossa tão estimada raça humana.

Regras e mais regras sociais surgem a cada dia. Todos os dias, nossos representantes criam leis que punem pais que batem nos filhos; que obrigam ao pagamento de multas, pessoas que pronunciam palavras que ferem a auto(mática)-estima de outras etnias; que protegem delinquentes juvenis enquanto estes concluem livremente, na escola da rua, mestrados em violência civil.

Pisar no rosto de uma pessoa até afundar seu crânio não é proibido e não é desumano, desde que você consiga comprar aquele televisor de quarenta e duas polegadas que está na promoção a tempo de ver a copa mundial.

É leitor, a copa 2010 - o maior encontro de esportistas de futebol do mundo e que, este ano, será sediado pela África do Sul, no mesmo continente onde diamantes são contrabandeados em troca do sangue de nativos e milhares de crianças morrem de fome e por contaminação pelo vírus da AIDS.

Mas não falemos mais disto. Não percamos mais nosso precioso tempo, leitor amigo! Agora que comprou sua tv, torça pelo Brasil!

Mas não se esqueça de verificar se a sola dos seus sapatos estão com as marcas do sangue das pessoas que são pisoteadas nas liquidações você presencia todos os dias.